Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil deve receber primeiros autotestes importados da covid na próxima semana

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Fevereiro de 2022 às 14h20

Link copiado!

Clara_mf/Envato Elements
Clara_mf/Envato Elements

Na próxima semana, o Brasil deve receber o primeiro lote de autotestes de covid importados, conforme informou a empresa CPMH Produtos Hospitalares nesta segunda-feira (22). A organização foi a primeira a obter um registro de autorização de uso do teste caseiro de antígeno na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão da Anvisa em autorizar o autoteste da empresa foi divulgada na última quinta-feira (17). Apesar de estarem liberados, no momento, os autotestes da covid-19 ainda não são encontrados em farmácias ou lojas de artigos médicos. Isso porque o produto deve ser importado, mas o cenário deve mudar em breve.

Continua após a publicidade

Neste caso específico, os testes caseiros do coronavírus SARS-CoV-2 da CPMH são produzidos pela empresa chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology.

Testes caseiros vão chegar às farmácias

Na primeira leva de testes caseiros para a covid-19, a empresa do Distrito Federal deve receber e distribuir 20 milhões de unidades. Oficialmente, o produto é conhecido como Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno. O resultado do exame fica pronto em 15 minutos, a partir de uma amostra coletada por um swab (cotonete) nasal.

Neste momento, "a empresa não tem uma expectativa oficial sobre o preço dos autotestes", explica a CPMH, em nota. Isso porque o preço final ao consumidor será definido pelas farmácias e da lojas de artigos médicos, que venderão o teste caseiro da covid-19, em lojas físicas ou virtuais.

Continua após a publicidade

“É extremamente gratificante ser a primeira empresa a fornecer um instrumento que vai contribuir para que o nosso país saia, o mais rápido possível, desse momento sanitário tão grave", comentou Rander Avelar, responsável técnico da empresa, sobre a chegada dos primeiros exames do tipo.

Quando usar o autoteste da covid?

Para obter o melhor resultado, o autoteste da covid-19 deve ser feito entre o primeiro e o sétimo dia do início de sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Caso a pessoa não apresente sintomas, mas tenha entrado em contato com alguém que testou positivo, o indicado é aguardar cinco dias para realizar o teste caseiro.

Continua após a publicidade

Vale destacar que, de acordo com a Anvisa, "o autoteste não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico".

Ajuda para interpretar o resultado?

Para ajudar o público leigo a interpretar os resultados do autotestes da covid-19, há um QR Code disponível na bula do produto. O código deve direcionar o usuário para um vídeo explicativo, onde são ensinadas as melhores formas de realizar o exame e interpretar o resultado.

Além disso, a empresa afirma que irá disponibilizar uma central de atendimento. Através dela, o usuário poderá acionar profissionais da saúde especializados e tirar dúvidas sobre a correta utilização do autoteste. Este atendimento poderá ser feito por telefone, e-mail ou WhatsApp.

Continua após a publicidade

Aprenda a fazer o teste de covid em casa

Para explicar e tirar dúvidas sobre como o autoteste da covid-19 funciona, o Canaltech publicou um especial ensinando o passo a passo do exame, desde a melhor forma de coletar a amostra até a leitura correta do resultado.