Publicidade

Anvisa autoriza primeiro autoteste da covid-19; confira os detalhes do produto

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Fevereiro de 2022 às 20h02

Link copiado!

Rawf8/Envato Elements
Rawf8/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (17), o primeiro pedido de registro para um autoteste da covid-19. O teste de antígeno caseiro recebe o nome de Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno e foi desenvolvido pela empresa CPMH (Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda).

A resolução em que a Anvisa aprova o uso deste autoteste foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta (17). A partir de agora, o exame da CPMH poderá ser comercializado nas farmácias brasileiras ou em estabelecimentos de produtos médicos, tanto nas lojas físicas quanto nos e-commerces.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, no final de janeiro, os testes de antígeno caseiros foram autorizados para uso no Brasil. Só que, apesar da aprovação da Anvisa, a venda dos autotestes contra a covid-19 ainda estava proibida, já que nenhuma empresa obteve o registro.

Primeiro autoteste de covid do Brasil

"O produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos", explica Anvisa, em nota. Isso significa que as amostras da pessoa deverão ser coletadas com um cotonete no nariz.

Para conceder este registro, a Anvisa analisou uma série de critérios técnicos, como usabilidade e o gerenciamento de risco. Esta etapa de revisão é bastante importante, já que o produto deverá ser usado por pessoas leigas. Além disso, a sensibilidade mínima deve ser de 80%.

Continua após a publicidade

Afinal, o que é um teste caseiro da covid?

"O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo", lembra Anvisa.

Quando fazer o teste?

Continua após a publicidade

Idealmente, o autoteste da covid-19 deve ser feito entre o primeiro e o sétimo dia do início de sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Caso a pessoa não apresente sintomas, mas tenha entrado em contato com alguém que testou positivo, o indicado é aguardar cinco dias para realizar o teste caseiro.

Vale lembrar, de acordo com a Anvisa, que "o autoteste não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico".

Como funciona um autoteste?

Para explicar e tirar dúvidas sobre como o autoteste da covid-19 funciona, o Canaltech publicou um especial ensinando o passo a passo do exame, desde a melhor forma de coletar a amostra até a leitura correta do resultado.

Continua após a publicidade

Fonte: Anvisa e DOU