Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Austrália aprova MDMA e psilocibina para tratamento psiquiátrico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Fevereiro de 2023 às 12h20

Link copiado!

nanihta/envato
nanihta/envato

Na última sexta-feira (3), a Therapeutic Goods Administration — órgão responsável pela regulamentação de medicamentos na Austrália — aprovou a utilização de MDMA e psilocibina para tratamento de transtornos. As drogas já vinham protagonizando estudos a respeito em diversas partes do mundo, revelando um potencial notável, sob a ótica da comunidade científica.

Segundo o anúncio da instituição, a partir de 1º de julho de 2023, psiquiatras autorizados passam a poder prescrever MDMA para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático e psilocibina (cogumelos) para quadros de depressão severa, em que outros tratamentos não tenham tido êxito.

No entanto, o caminho para um psiquiatra obter autorização para prescrever essas drogas pode ser longo: primeiro, é necessário ser aprovado pelo esquema de prescrição autorizada da Austrália, conduzido por um comitê de ética em pesquisa humana. Depois, é necessário provar a justificação clínica do tratamento.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o órgão responsável pela aprovação ainda não forneceu detalhes sobre os padrões mínimos de treinamento exigidos para que os psiquiatras se tornem autorizados. Em práticas psicodélicas indígenas, por exemplo, os treinamentos para trabalhar com essas substâncias levam de cinco a dez anos.

Outra questão é o custo, já que esses tratamentos não serão cobertos pelo plano de saúde, então podem ter um preço bem salgado, pelo menos a princípio.

Estudos com MDMA e psilocibina

Continua após a publicidade

Em março do ano passado, o MDMA mostrou bons resultados no tratamento assistido de estresse pós-traumático. A substância é um empatógeno, ou seja, causa a liberação de ocitocina no cérebro, criando sentimentos de confiança e proximidade, o que tem um pontecial de ajuda muito grande em ambientes terapêuticos.

Pacientes com esse transtorno costumam ter sintomas como amnésia, memórias retrospectivas e pesadelos relacionados a eventos traumáticos, e o estudo com a participação de 90 participantes revelou os potenciais da droga.

Enquanto isso, um estudo de novembro apontou que ao utilizar cápsulas de 25 mg de psilocibina, os pacientes ficam em um estado onírico (de sonho), tornando a terapia com psicólogos mais bem-sucedida.

Fonte: Therapeutic Goods Administration via Wired