Apenas 7 sintomas estão relacionados à covid longa
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •

Pessoas que se recuperam da covid-19 ainda podem sofrer com sequelas da doença por vários meses. Isso não é segredo para a ciência, mas o número de sintomas que podem ser classificados como covid longa está longe de ser consenso. Mas, segundo um estudo recente conduzido por cientistas norte-americanos, são apenas sete — incluindo a obesidade.
- 6 motivos que impedem o fim da pandemia da covid-19, segundo a OMS
- Vacinados têm 40% menos chances de desenvolver covid longa
A pesquisa foi publicada na revista científica Open Forum Infectious Diseases. Liderado por pesquisadores da Universidade do Missouri, o levantamento investigou sintomas da covid longa (ou a ausência deles) em 17 mil norte-americanos infectados pelo coronavírus SARS-CoV-2 — embora o número seja abrangente, o recorte geográfico pode ser considerado fator limitante na pesquisa.
Quais são os sete sintomas mais comuns da covid longa?
A seguir, confira a lista completa dos sintomas mais comuns da covid longa, segundo os cientistas norte americanos:
- Palpitações cardíacas;
- Perda de cabelo;
- Fadiga;
- Dor torácica;
- Dispneia (falta de ar);
- Dor nas articulações;
- Obesidade.
Para os autores, "os sintomas pulmonares, cardiovasculares e musculoesqueléticos persistentes observados como especificamente associados à covid-19 têm o potencial de afetar seriamente a qualidade de vida dos pacientes afetados". Outros levantamentos apontam para este impacto no mercado de trabalho, por exemplo.
Obesidade é indicador da covid longa?
Soa estranha o fato da obesidade ser considerada uma sequela da covid-19 e, de fato, os cientistas se questionaram sobre isso. Embora a condição seja incluída na lista de sintomas, os autores afirmam: "É possível que o aumento nos diagnósticos de obesidade observados nesses dados possa ser resultado da redução da atividade física devido aos [outros] efeitos prolongados da infecção pela covid-19". Em outras palavras, seria uma consequência da complicação.
Desafios da covid longa para a saúde
Durante o processo de análise, "identificamos que alguns diagnósticos, comumente descritos como 'covid longa', não parecem significativamente mais frequentes após a infecção por covid-19 em comparação com outras infecções respiratórias comuns", explicam os autores do estudo sobre a lista reduzida de sintomas.
No entanto, a questão ainda não é consenso na saúde pública. Por exemplo, outro levantamento, envolvendo pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegou à conclusão de que existem 23 sintomas da covid longa. Como a maioria das pesquisas envolve autopercepção e critérios próprios, é possível a existência de diferenças do tipo.
Para além da quantidade de sintomas conhecidos, vale observar que, nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que, entre os motivos que justificam a permanência da pandemia da covid-19, está a covid longa. Segundo a organização, o atendimento para esses indivíduos ainda é escasso e, em muitas regiões, simplesmente não está disponível.
Fonte: Open Forum Infectious Diseases e MU