Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa autoriza vacina e antiviral contra varíola dos macacos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Agosto de 2022 às 12h00

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato Elements
FabrikaPhoto/Envato Elements

Na quarta (24), o Ministério da Saúde solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação da vacina contra varíola dos macacos, e na quinta (25) a autorização finalmente aconteceu — não apenas do imunizante, como também do antiviral Tecovirimat.

A autorização diz respeito à vacina da empresa Bavarian Nordic A/S, fabricada na Dinamarca e na Alemanha. Nos EUA, o imunizante é conhecido como Jynneos. Na Europa, seu nome comercial muda para Imvanex.

Trata-se de uma dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas capazes de prevenir ou tratar a varíola dos macacos. Mas vale ressaltar que essa dispensa é temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses.

Continua após a publicidade

A vacina já foi avaliada por autoridades reguladoras de outros países, como os EUA, onde a Food and Drug Administration (FDA) aprovou a fórmula com indicação para varíola e varíola dos macacos. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também já aprovou o imunizante.

Como funciona o antiviral contra varíola dos macacos?

O antiviral Tecovirimat deve ser usado na fase inicial da infecção, ou seja, entre o primeiro e o quinto dia do aparecimento dos sintomas. Isso porque a maior eficácia da fórmula é obtida quando a carga viral do vírus da varíola dos macacos está mais alta.

Continua após a publicidade

Desenvolvido pela farmacêutica norte-americana SIGA Technologies, o tecovirimat é um medicamento para tratar a varíola, a varíola dos macacos e a varíola bovina, três infecções causadas por vírus pertencentes à mesma família (ortopoxvírus).

Fonte: Folha de S. Paulo