Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil registra dois primeiros casos de varíola dos macacos em bebês

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Agosto de 2022 às 19h05

Link copiado!

Seventyfourimages/Envato Elements
Seventyfourimages/Envato Elements

Casos da varíola dos macacos (monkeypox) continuam a crescer no Brasil. Nesta terça-feira (23), autoridades de saúde confirmaram os dois primeiros casos da infecção em bebês. Na Bahia, foi diagnosticada com o vírus uma criança de 2 meses. Em São Paulo, o paciente é um bebê de 10 meses.

Até o momento, outras crianças já foram infectadas pela varíola dos macacos no Brasil. Os primeiros casos públicos da doença em menores de idade foram confirmados no estado de São Paulo. No final de julho, três crianças com idades entre 4 e 6 anos testaram positivo para o vírus.

Continua após a publicidade

No mundo, outras crianças e bebês já foram infectados, como apontam os relatos dos Estados Unidos. Por conta do risco da infecção, as autoridades de saúde norte-americanas autorizaram o uso emergencial da vacina Jynneos em quem tem menos de 18 anos. No entanto, a imunização está somente liberada para os menores que correrem risco de desenvolver formas graves da doença

Como estão os bebês infectados pela varíola dos macacos?

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o bebê com 10 meses é do sexo masculino. Segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo, o quadro está clinicamente estável e não apresenta sinais de agravamento. No momento, a criança está isolada em sua residência e segue monitorada.

Agora, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia não detalhou qual é o estado de saúde do bebê de 2 meses contaminado pela varíola dos macacos. Segundo a assessoria, a pasta não divulga informações sobre a saúde dos pacientes.

Continua após a publicidade

Casos da monkeypox no Brasil

Até esta terça (23), o Ministério da Saúde contabiliza 3,7 mil casos oficialmente confirmados para a varíola dos macacos, incluindo uma morte em decorrência da infecção. No mundo, o Brasil está na terceira posição no ranking global de casos, atrás dos EUA (14,5 mil casos) e da Espanha (5,7 mil).

No último boletim epidemiológico sobre a varíola dos macacos, que cobre situação epidemiológica do vírus até o dia 13 de agosto — e por isso não inclui os dois bebês contaminados —, a Saúde contabilizava 2,9 mil casos da doença entre os brasileiros.

Naquele momento, a faixa etária mais frequente para a monkeypox era a de pacientes entre 18 e 49 anos, que correspondiam a quase todos os casos. No entanto, a Saúde destaca que "77 (3,5%) casos tinham entre zero e 17 anos, e 20 (0,6%) tinham de zero a 4 anos". Em outras palavras, a doença já se espalhava entre crianças e, com a transmissão comunitária, a tendência é que esses casos se tornem mais frequentes.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a transmissão da varíola dos macacos pode acontecer de diferentes formas, incluindo o contato da pele com as erupções ou secreções de pacientes infectados. Além disso, superfícies contaminadas, como lençóis e toalhas, também podem transmitir o vírus.

Fonte: Ministério da Saúde e Folha de S. Paulo