Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças menores de 5 anos; quando começa?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Setembro de 2022 às 10h36

Link copiado!

DragonImages/Envato
DragonImages/Envato

Na última sexta-feira (16), a vacina da Pfizer contra a covid-19 foi aprovada para crianças de 6 meses a 4 anos no Brasil. Após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitaria (Anvisa), todas as faixas etarias de brasileiros estão aptas a receber um imunizante contra o coronavirus SARS-CoV-2. No momento, o Ministério da Saúde ainda não definiu quando começará a imunização dos pequenos.

"A autorização [para o uso da vacina da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos] veio após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório", explica a Anvisa, em comunicado. "As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz", acrescenta.

No momento, outros países já usam a vacina da Pfizer em bebês e crianças, como os Estados Unidos. Por lá, a agência Food and Drug Administration (FDA) autoriza o uso do imunizante contra a covid desde junho deste ano.

Continua após a publicidade

Quando começa a vacinação de bebês contra covid?

Com a aprovação da Anvisa, a vacina da Pfizer já pode ser usada em todo o país. Agora, "compete ao Ministério da Saúde a decisão sobre a incorporação bem o estabelecimento do calendário para as faixas etárias específicas", detalha a agência. No domingo (18), a Saúde informou que só comprará o imunizante, quando a área técnica do ministério aprovar o uso.

“O Ministério da Saúde tem contrato com a Pfizer para fornecimento de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa e incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Havendo aprovação da recomendação pela área técnica da Pasta, as vacinas serão disponibilizadas para todo Brasil, como já ocorre com as demais faixas etárias”, detalhou a pasta, segundo a Agência Brasil.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, no momento, doses da CoronaVac já podem ser aplicadas em crianças com mais de 3 anos em todo o país. Com a nova medida, a imunização será estendida para grupos ainda mais novos, chegando até os bebês de 6 meses.

Crianças menores de um ano terão prioridade?

Como ocorreu com as outras faixas etárias, é possível que existam grupos prioritários dentro da vacinação de crianças com mais de 6 meses no Brasil. As crianças com menos de um ano deverão ter prioridade na vacinação, aponta o pediatra Renato Kfouri, membro do comitê técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e presidente do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para o jornal Folha de S.Paulo.

Apesar dos apontamentos, o imunizante ainda está em análise pela equipe do Ministério da Saúde e, até o momento, não foram divulgadas orientações oficias sobre a estretégia de distribuição das doses da Pfizer entre as crianças menores de 5 anos.

Continua após a publicidade

Por que a vacina da Pfizer para bebês tem tampa vinho?

Para facilitar a identificação tanto pelos profissionais de saúde quanto pelos pais e familiares, a tampa da vacina contra a covid-19 para aqueles com 6 meses a 4 anos terá a tampa na cor vinho. Para adultos e adolescentes (mais de 12 anos), a tampa é roxa. Enquanto isso, para crianças de 5 a 11 anos, a cor é laranja.

"O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias", explica a Anvisa. A dosagem da vacina com tampa vinho é de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas).

Continua após a publicidade

Quantas doses serão aplicadas em quem tem entre 6 meses a 4 anos?

De acordo com a aprovação da Anvisa, as crianças que têm entre 6 meses e 4 anos irão receber três doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. "As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda", completa.

Fonte: Anvisa, Agência Brasil e Folha de S. Paulo