Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fiocruz: casos de covid estão em queda no Brasil, mas final do ano pede atenção

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Setembro de 2022 às 16h20

Link copiado!

Fusion Medical Animation/Unsplash
Fusion Medical Animation/Unsplash

Passados os momentos mais agudos da covid-19 e uma extensa campanha de vacinação, o Brasil vive cenário positivo na pandemia, segundo análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É possível observar a queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tanto nas tendências de longo — últimas seis semanas — quanto nas de curto prazo — últimas três semanas.

Vale explicar que SRAG é uma complicação de saúde relacionada com infecções virais e que "obriga" o paciente a buscar atendimento em hospitais, devido à gravidade do caso. Desde o começo da pandemia, a maioria dos casos de desconforto respiratório e de queda na saturação do oxigênio está relacionada com o coronavírus SRS-CoV-2. A proporção com a covid ainda é alta (93,2%), mas o número total de casos está caindo de forma contínua.

No momento, a curva nacional de casos de SRAG — e consequentemente de formas graves da covid — é menor que o patamar observado no mês de abril de 2022. Este era o mais baixo registrado desde o início da epidemia.

Continua após a publicidade

É o que revela o novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado na quinta-feira (15). No relatório, foram analisados dados coletados até o dia 12 de setembro, extraídos da plataforma Sivep-Gripe.

Qual é a previsão da covid para o final do ano?

Apesar do atual cenário positivo, é possível que novas ondas da covid ainda afetem o Brasil até o final do ano. A partir da experiência prévia com o vírus, é necessário atenção com o final do ano. Isso porque, nas viradas de 2020 para 2021 e de 2021 para 2022, o país passou por altas de casos de SRAG.

Continua após a publicidade

“Não podemos afirmar categoricamente se vamos ter um final de ano tranquilo dessa vez, porque ainda estamos aprendendo com a covid. Ela ainda não mostrou um padrão claro de sazonalidade [regularidade]. Por isso, é importante estarmos atentos, para podermos agir o mais rápido possível caso tenha novamente um aumento importante”, explica Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, para a Agência Fiocruz.

Queda nos números de casos em crianças e adolescentes

A boa notícia do novo relatório é a queda no número de casos de SRAG em crianças e adolescentes no Brasil. Na virada de julho para agosto, os dados apontavam para um aumento de casos de infecções respiratórias graves neste público, mas, agora, a curva já dá sinais de interrupção ou reversão em diversos estados do país.

Especificamente nos menores de 18 anos, os dados laboratoriais não indicavam associação com a covid-19, o que sugere efeito de outros vírus respiratórios comuns no ambiente escolar, como as gripes (influenzas).

Continua após a publicidade

Fonte: InfoGripe e Agência Fiocruz