Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comitê dos EUA recomenda vacina da covid para menores de 5 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Junho de 2022 às 10h41

Link copiado!

Prostock-studio/Envato Elements
Prostock-studio/Envato Elements

Os Estados Unidos estão próximos a imunizar as crianças com menos de 5 anos contra a covid-19. Na quarta-feira (14), um comitê da agência Food and Drug Administration (FDA) votou, de forma unânime, para que as doses do imunizante fossem liberadas para aqueles que têm entre 6 meses e 4 anos. No total, foram 21 votos favoráveis.

Após o comitê consultivo aprovar a indicação de uso da vacina contra a covid-19 nos menores de 5 anos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) deve analisar a questão. Caso a diretora do CDC, Rochelle P. Walensky, dê o aval, a campanha de imunização pode ser iniciada na próxima semana.

Continua após a publicidade

A Casa Branca espera aplicar as primeiras doses da vacina em crianças de 6 meses a 4 anos já na terça-feira (21). Caso tudo ocorra conforme o esperado, os pais poderão escolher entre doses da vacina da Pfizer/BioNTech ou da Moderna.

Casos da covid em crianças nos EUA

Entre os pontos levantados durante a votação, especialistas lembraram que, embora as crianças pequenas apresentem menor risco para desenvolver formas graves da covid-19, elas ainda podem ficar gravemente doentes. Neste cenário, a vacinação poderia salvar vidas.

Com a chegada da variante Ômicron, no final do ano passado, subiu o número de crianças com menos de 5 anos que foram hospitalizadas. Inclusive, esta taxa de hospitalizações foi maior do que a calculada para as crianças mais velhas, que estavam imunizadas.

Continua após a publicidade

“Temos que ter cuidado para não ficarmos insensíveis ao número de mortes pediátricas por causa do número esmagador de mortes de idosos aqui”, comentou o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, Peter Marks.

Quais vacinas podem ser liberadas?

Vale lembrar que estas crianças são os únicos que ainda não podem receber as vacinas contra a covid-19 e, por isso, estão mais vulneráveis à doença, conforme os países aliviam e eliminam as restrições que foram impostas devido à pandemia.

Caso a decisão do CDC confirme a aprovação do comitê da FDA, as seguintes vacinas estarão disponíveis para as crianças norte-americanas:

Continua após a publicidade
  • Pfizer/BioNTech: são três doses, destinadas para crianças de 6 meses a 4 anos. Cada dose contém 3 microgramas, ou seja, um décimo de cada dose para adultos;
  • Moderna: o esquema é de apenas duas doses, voltado para crianças de 6 meses a 5 anos. Cada dose é de 25 microgramas, ou seja, um quarto de cada dose para adultos.

Fonte: NYT