Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 alimentos que melhoram a concentração e a produtividade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2023 às 20h00

Link copiado!

its_al_dente/envato
its_al_dente/envato

Manter a produtividade nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, a procrastinação bate à porta, e fica difícil não ceder aos excessos de informações que nos rodeiam — as distrações de casa, a outra aba aberta no computador, a encomenda que chega. Mas você sabia que existem alimentos que melhoram a concentração?

Vale ressaltar que, para ter foco, é preciso estar bem nutrido e hidratado. Isso porque as células cerebrais funcionam melhor se o seu corpo não está distraindo você. Por isso é tão difícil prestar atenção quando se está com fome.

Alguns alimentos podem melhorar a concentração

Continua após a publicidade

Os alimentos certos podem potencializar os benefícios, reduzindo a fadiga, controlando o estresse e melhorando a saúde geral do cérebro.

O que acontece é que alguns desses itens possuem composições (como determinadas vitaminas, ômega 3, cafeína, zinco, selênio, taurina e tirosina) que auxiliam na comunicação entre os neurônios. Na prática, isso potencializa a memória e o desempenho cognitivo. Veja os melhores alimentos para concentração:

1. Café

A ciência há muito se concentra nos benefícios do café. De acordo com pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, o consumo de cafeína aumenta a memória e a retenção de informações. Além disso, estudos já apontaram que beber café pela manhã ajuda no estado de alerta e na concentração.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, os benefícios da bebida vão além da concentração. Café pode reduzir risco de morte precoce, segundo um estudo publicado na Annals of Internal Medicine. Em paralelo, beber duas a três xícaras de café por dia pode prolongar a vida, conforme sugere um estudo publicado no European Journal of Preventative Cardiology.

Vale ressaltar que cientistas descobriram que uma combinação das substâncias presentes no café e no leite pode ter um efeito anti-inflamatório muito positivo.

2. Peixes gordurosos

Continua após a publicidade

Peixes gordurosos incluem salmão, atum e bacalhau. Seus benefícios para a concentração e a memória vêm dos ácidos graxos ômega-3 e DHA. Justamente por isso, os nutricionistas recomendam pelo menos duas porções de peixe gordo por semana. De qualquer forma, a recomendação é concentrar-se em peixes com baixo teor de mercúrio, como os mencionados anteriormente, assim os riscos para a saúde são consideravelmente menores.

3. Chá verde

Para quem almeja aumentar a produtividade, o chá verde também pode ser uma boa opção, já que contém cafeína e L-teanina, que ajudam no estado de alerta e no foco geral. A L-teanina ajuda a pessoa a se sentir mais relaxada, mas alerta ao mesmo tempo, por isso faz sentido como uma bebida natural para melhorar a memória.

Vale ressaltar que, de acordo com os especialistas, o chá verde pode promover o aumento da produção no córtex cerebral, então é indicado para obter clareza mental por períodos mais prolongados.

Continua após a publicidade

4. Tomate

Tomate também é um dos melhores alimentos para concentração. Nesse caso, tudo está relacionado a um antioxidante chamado licopeno, que ajuda a prevenir os danos dos radicais livres. O tomate também conta com vitamina A e vitamina C, e você só precisa se lembrar de manter a pele para consumi-lo, porque é onde estão os nutrientes primários.

5. Chocolate

O chocolate amargo também ajuda a melhorar o foco. O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem inúmeras qualidades que podem ser benéficas tanto para o corpo quanto para a mente.

Continua após a publicidade

O consumo de chocolate amargo tem efeitos positivos nas funções cerebrais, com direito a impacto na potência e plasticidade sináptica na área CA1 do hipocampo, bem como na ingestão de alimentos e na massa corporal.

6. Brócolis

O brócolis é um dos alimentos que melhoram a concentração, por ser muito rico em vitamina K, essencial para a formação de esfingolipídios, um tipo de gordura densamente compactada nas células cerebrais. Alguns estudos já a associaram a uma melhor memória e estado cognitivo. Além da vitamina K, o brócolis contém vários compostos que possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, o que pode ajudar a proteger o cérebro contra danos.

Continua após a publicidade

Fonte: Healthline, WebMDNutritional Neuroscience,  The Guardian