Café ajuda a viver mais, se você souber como tomar
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Beber duas a três xícaras de café por dia pode prolongar a vida, conforme sugere um estudo publicado no European Journal of Preventative Cardiology. As descobertas do estudo se aplicam às versões moída, instantânea e descafeinada da bebida, mas os pesquisadores ressaltam que o consumo de café deve fazer parte de um estilo de vida saudável.
- Vai um cafezinho aí? Confira 6 benefícios do café para a saúde
- Café reduz risco de morte precoce, segundo estudo
A pesquisa aponta que, quando comparado a evitar o café, o hábito de beber algumas xícaras por dia também foi associado a um menor risco de doença cardiovascular. Para se ter um parâmetro, o descafeinado contribuiu para um risco de morte 14% menor, enquanto a versão moída reduziu esse risco em 27% e a versão instantânea em 11%.
"Neste campo de estudo observacional, café instantâneo e descafeinado foram associados a reduções equivalentes na incidência de doenças cardiovasculares e morte por doença cardiovascular ou qualquer causa", apontam os pesquisadores.
O estudo investigou as ligações entre diferentes tipos de café e ritmos cardíacos, doenças cardiovasculares e morte usando dados do estudo UK Biobank, com participantes de 40 a 69 anos. No caso das doenças cardiovasculares, os cientistas se concentraram em doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral isquêmico.
Cerca de 449.563 pessoas responderam a um questionário perguntando quantas xícaras de café bebiam por dia. A teoria dos especialistas é que provavelmente um dos muitos componentes biológicos acaba responsável pela relação positiva entre beber café, doenças cardiovasculares e sobrevivência.
Fonte: Sky News via The Guardian