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5 dicas para aumentar sua concentração

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Junho de 2022 às 15h09

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gstockstudio/envato
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O home office pode revelar dificuldades no que diz respeito a produtividade, por isso pode ser importante ouvir o que a psicologia tem a dizer para aumentar a sua concentração e te livrar de vez daquela manhã interminável de procrastinação.

Segundo a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Paulista, Márcia Karine Monteiro, existem alguns hábitos que podem ser colocados em prática e que ajudam a elevar os níveis de concentração.

“É interessante dormir bem, praticar atividade física, comer bem, com alimentos de valor nutricional, fazer pequenas pausas durante o dia, para tomar um café, um chá e tentar ficar longe das distrações, como as redes sociais, por exemplo. O estilo de vida está sempre muito ligado aos problemas de concentração”, afirma a especialista.

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A psicóloga ainda ressalta que é normal perder o foco em alguns momentos, e para quem tem dificuldade, manter a concentração diariamente é um exercício de esforço e disciplina, principalmente para quem trabalha em casa no regime home office. “É interessante evitar o ambiente do quarto, a cama, o sofá, por exemplo. Deixar todos os materiais necessários, uma garrafinha de água por perto para evitar sair muito do local e fazer deslocamentos constantes”, acrescenta.

Para as pessoas que desejam ser mais organizadas, a agenda manuscrita ou eletrônica podem ajudar. Traçar metas, organizar os horários e as atividades também são alternativas que podem contribuir com a concentração e produtividade. Mas vamos por partes, explorando o que a ciência tem a dizer sobre cada uma dessas dicas:

Aderir a alimentação saudável e atividades físicas

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O exercício físico regular não traz benefícios apenas para o corpo, mas também para o cérebro. O que acontece é que, quanto mais em forma o corpo estiver, mais recursos ele pode dedicar ao cérebro, melhorando a funcionalidade e a produtividade. Além disso, a atividade física é eficaz contra depressão e Alzheimer, como sugerem pesquisadores da Rush University.

Deixar de lado os alimentos que são conhecidos pelos prejuízos que causam à saúde (como aqueles que são ricos em gordura, açúcar) e dar lugar a alimentos mais naturais também pode elevar a capacidade de concentração.

Ficar longe das redes sociais

Em entrevista a cientistas do Pew Research Center, 77% de 2.003 trabalhadores relataram usar mídias sociais no trabalho. Essas pessoas recorrem às mídias sociais por vários motivos durante o trabalho, sendo o intervalo mental um dos mais comuns.

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O livro Brain Rules (J. Medina, 2008) destaca que quando o cérebro alterna rapidamente entre diferentes tarefas, em vez de realizá-las simultaneamente, “a taxa de erro aumenta em 50%", e a mudança de foco "leva o dobro do tempo para concluir uma determinada tarefa”. Com isso, é possível dizer que verificar e visualizar constantemente e-mails ou redes sociais geralmente envolve o aumento dos níveis de estresse e a falta de concentração e foco.

Evitar a cama e o sofá

Em entrevista à BBC News, a especialista em sono da Johns Hopkins University (EUA) Rachel Salas apontou que, quando uma pessoa costuma trabalhar na cama por um ano, isso não apenas destrói o corpo, do ponto de vista ergonômico, mas também traz prejuízos para a produtividade e para os hábitos de sono também.

“Quanto mais você assiste TV na cama, joga videogame na cama e não dorme, seu cérebro começa a aprender que é possível fazer qualquer uma dessas atividades na cama, e começa a construir essas associações, que eventualmente evoluem para comportamentos condicionados", diz a especialista.

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Pequenas pausas

Ao contrário do que se pode pensar, as pausas regulares realmente aumentam a produtividade. De acordo com um estudo publicado na revista Cell Reports, as pausas ajudam o cérebro a aprender coisas novas, especialmente para quem está praticando movimentos repetitivos e minuciosos, como escrevendo, por exemplo.

Aderir a metas, agendas e cronogramas

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Uma pesquisa publicada no Journal of Organizational Behavior pode ajudar a explicar por que, psicologicamente falando, temos um desempenho melhor com limites: planejamento, prazos, alguém para nos responsabilizar pelo cumprimento de nossas metas. Os autores do estudo descobriram que a criatividade é maior em indivíduos que trabalham em condições estruturadas. Logo, ter uma agenda estruturada é benéfico para aumentar sua concentração.

Fonte: Com informações de Pew Research Center, IMCOM Academy, BBC, Journal of Organizational Behavior