SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Hábitos saudáveis e regulares podem impactar positivamente a produtividade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Dezembro de 2022 às 18h25

Link copiado!

friends_stock/Envato
friends_stock/Envato

Estudos já revelaram que os hábitos saudáveis podem impactar positivamente a produtividade. Existem diversos motivos para isso, mas um dos principais, de acordo com os especialistas, é a redução da carga cognitiva associada à tomada de decisões e à troca de tarefas, já que quando temos hábitos bem estabelecidos, não precisamos gastar tempo e energia pensando no que deve ser feito.

Hábitos regulares também proporcionam uma sensação de impulso que ajuda a estabelecer a rotina. Por exemplo, se existe o hábito de fazer exercícios físicos todas as manhãs, a atividade pode ser usada para começar o dia com o pé direito, como uma preparação para um dia produtivo.

A produtividade também pode ser alcançada através de economia de tempo e energia mental. Os estudos sugerem que, ao automatizar nossas ações e decisões, o cérebro tem mais espaço para tarefas mais importantes. Ao revisar regularmente a lista de tarefas, é possível economizar tempo e energia mental que seriam gastos para decidir os próximos passos.

Continua após a publicidade

A repetição de uma ação ou comportamento gera um caminho neural em nosso cérebro que torna mais fácil e automática a realização. Isso significa que quanto mais praticamos um hábito, mais fácil ele se torna, e maior a probabilidade de continuar a fazer isso no futuro. Isso pode se aplicar às atividades físicas, à alimentação, etc.

Outro ponto que vale perceber é que os hábitos também podem proporcionar uma sensação de realização e progresso, através do sistema de recompensa do cérebro, o que pode motiva a continuar praticando no futuro. Trata-se de uma sensação que pode acompanhar as ações mais simples, como verificar regularmente os itens de uma lista de tarefas, por exemplo. Mas para garantir uma boa produtividade, a recomendação é apostar em um equilíbrio saudável entre velhos e novos hábitos.

Fonte: Entrepreneur