Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 dicas para melhorar a saúde mental

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Outubro de 2022 às 14h33

Link copiado!

valeriygoncharukphoto/Envato
valeriygoncharukphoto/Envato

Cuidar da saúde mental é importante não apenas nos dias reservados à sua conscientização, mas todos os dias das nossas vidas. Podemos passar por diversas adversidades, mas é importante sempre buscarmos qualidade de vida.

Pensando nisso, trazemos aqui 5 dicas de atitudes que você pode tomar para melhorar o bem-estar da sua mente e se sentir melhor, das atitudes mais simples às que podem mudar a sua vida:

Conecte-se com os outros

Continua após a publicidade

Seres humanos são criaturas extremamente sociais, e ter bons relacionamentos, portanto, é muito importante para manter o bem-estar mental. Eles podem gerar sentimentos de pertencimento e autoestima, dar a oportunidade de compartilhar experiências positivas e dar suporte emocional, além de permitir que você retribua esse suporte.

Você pode tomar algumas atitudes para fortalecer seus laços, como encontrar um tempo para passar com sua família todos os dias ou, ao menos, semanas, fazendo refeições juntos ou outras atividades. Também convém se comunicar com aquele amigo que você não vê há muito tempo e marcar algo com ele, ou visitar um amigo ou familiar que precisa de apoio.

Uma boa atividade é se voluntariar em uma escola, hospital ou comunidade local, que fará você se sentir bem ao perceber que está ajudando as pessoas ao seu redor. Também aproveite a tecnologia: mantenha contato com família e amigos com aplicativos, especialmente se você mora longe deles, mas cuidado — não fique só nos apps de mensagem. Ver pessoas pessoalmente é muito importante e deve ser praticado com certa frequência.

Continua após a publicidade

Faça atividades físicas

Ser uma pessoa ativa ajuda tanto a sua saúde física quanto a mental, melhorando a autoestima, ajudando a criar metas e/ou desafios e trabalhar para atingi-los. A química cerebral envolvida nos exercícios também muda nosso humor para melhor, especialmente depois de nos acostumarmos a elas.

Procure atividades que você pode praticar livremente, de acordo com suas capacidades. Natação, ciclismo ou dança podem ser boas opções, mas não se sinta obrigado a passar horas na academia: faça o que você gosta e mantenha isso como parte da sua rotina, começando aos poucos. Não force a si mesmo.

Continua após a publicidade

Aprenda coisas novas

Diversas pesquisas apontam os benefícios de se aprender uma nova habilidade: isso melhor a autoconfiança e autoestima, ajuda a construir um senso de propósito na vida e nas conexões com as pessoas. É possível encaixar novos aprendizados até mesmo quando você acha que não tem tempo ou vontade.

Você pode tentar cozinhar algo novo, assumir uma nova responsabilidade no trabalho, trabalhar em algum item da casa — consertar uma torneira ou porta com base em tutoriais online, por exemplo — ou pegar uma matéria extra na faculdade, buscar aprender uma nova língua ou atividade profissional extra. Hobbies, como desenhar ou escrever, também são ótimos para isso. O importante é encontrar algo que você goste de fazer e te faça bem: novamente, não se force caso não aproveite a atividade.

Continua após a publicidade

Seja generoso

Atos de ajuda e bondade para com os outros podem melhorar, também, a sua saúde mental. Isso traz sentimentos positivos e um senso de recompensa, trazem propósito e autoestima, e podem te ajudar a se conectar com os outros. Inclusos estão atos que vão desde trabalho voluntário a agradecimentos quando você recebe ajuda, perguntar como alguém está e dar atenção ao que lhe contam. Até mesmo dedicar seu tempo a amigos e familiares e oferecer ajuda com projetos e atividades diárias pode ser um ato de bondade.

Se atente ao momento presente

Continua após a publicidade

A prática do mindfulness, ou atenção plena, é famosa, e pode realmente ajudar no seu bem-estar mental. Isso vai de pensamentos e sentimentos à sensação do seu próprio corpo em relação ao mundo ao seu redor. Ao focar no "agora", você se desprende de sensações aflitivas sobre o passado, que não pode ser mudado, e para de se preocupar com o futuro, que será resolvido quando você chegar lá.

Voltar a atenção para o momento pode te dar uma nova perspectiva sobre como resolver um problema e entender a sua realidade e a você mesmo um pouco melhor: se perder em pensamentos pode ser angustiante. Fazer uma pausa e reiniciar a mente pode ser de grande ajuda. Mas lembre-se, se as coisas estiverem muito difíceis para você e as dicas não forem o suficiente, procure um profissional de saúde mental. Ele saberá o melhor a ser feito para te ajudar a sair de uma situação aflitiva.

Fonte: National Health Service UK