Publicidade

10 minutos de exercício diário fazem a diferença no seu cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Maio de 2024 às 16h34

Link copiado!

Freepik
Freepik

Fazer menos de dez minutos de exercícios físicos por dia já é o suficiente para aprimorar o cérebro, segundo descobertas publicadas no Journal of Epidemiology and Community Health. Como resultado, a prática aumenta a velocidade de aprendizado e impacta positivamente as decisões.

Dentro das atividades físicas mencionadas pelo estudo como benéficas ao cérebro estão: caminhada, corrida, subir escadas. Mas a grande questão é que não fazer nenhum exercício pode ter um impacto negativo nas habilidades mentais.

Os pesquisadores perceberam uma redução de 1% a 2% na cognição quando oito minutos de atividade física moderada a vigorosa foram substituídos pela posição sentada.

Continua após a publicidade

O material aponta que de seis a dez minutos já ajudam, mas quanto mais tempo a pessoa passa se exercitando, maiores serão os benefícios mentais. É diretamente proporcional.

Curiosamente, um estudo do The Journal of Physiology também chegou a uma conclusão semelhante: seis minutos diários de exercício podem ajudar a evitar Alzheimer

Exercícios fazem bem para o cérebro

Não é de hoje que a ciência destaca uma relação positiva entre a realização de exercícios físicos e a saúde cerebral.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Uma pesquisa publicada na revista científica Physiology & Behavior, por exemplo, diz que exercícios ajudam a "despertar" o cérebro após noite mal dormida.

Nesse caso, o tempo necessário para melhorar a função cerebral foi maior: 20 minutos em uma bicicleta ergométrica. Mas a boa notícia é que a atividade despertou todas as funções.

Outros tipos de exercícios também não devem ser ignorados: até mesmo agachamentos podem ter benefícios para o cérebro

Continua após a publicidade

Nesse último caso, a teoria é que o agachamento pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudar no reconhecimento de substâncias químicas necessárias.

Cérebro durante exercícios físicos

Mas uma questão que se levanta é o que acontece com o cérebro durante exercícios físicos, e por que são tão benéficos e importantes para a saúde do órgão.

Um dos motivos é que o exercício físico reduz o número de receptores de estresse no hipocampo, minimizando o efeito. 

Continua após a publicidade

Além disso, exercícios físicos também estimulam a produção de moléculas importantes para a função do cérebro. Logo, são extremamente recomendados se você quiser potencializar o órgão e melhorar as funções cognitivas.

Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health, PNAS