Musk planeja produzir robôs humanoides com IA na Tesla
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Produzir robôs humanoides com Inteligência Artificial (IA) é o novo desafio que o bilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, vai encarar. Em outubro do ano passado, foi apresentada a primeira versão do robô Optimus que não andava. Passados alguns meses, a tecnologia já evoluiu significativamente, mesmo que a IA esteja longe de ser implementada.
- Robô "pedreiro" da Boston Dynamics é criticado por falha nas normas de segurança
- Com fábrica no México, carros da Tesla podem chegar ao Brasil?
Durante o Dia do Investidor da Tesla, que ocorreu na última semana, Musk apresentou as últimas habilidades aprendidas pelo robô Optimus. No momento, o humanoide já consegue andar (devagar), carregar e pegar coisas com a sua mão, parafusar e fazer hang loose.
No vídeo apresentado — os robôs não compareceram presencialmente ao evento —, os humanoides estão em uma estação de trabalho, onde conseguem realizar consertos de maquinaria entre eles. A montagem mostra o momento em que um Optimus está parafusando o braço de outro robô, com a ajuda de um terceiro.
Apesar da cena em que robôs têm habilidades de autoconstrução, a realidade ainda é outra. Para o humanoide realizar esta tarefa, ele recebe comandos de um humano. Neste ponto, Musk comenta: “Não vejo a IA nos ajudando a fabricar carros tão cedo [na Tesla]”.
Evolução do robô Optimus da Tesla
"Vale a pena ter em mente que, quando fizemos o Dia da IA [evento que marcou o lançamento do robô], esta versão do Optimus não andava", lembra Musk. "A taxa de melhoria é bastante significativa. Obviamente, ele não está fazendo parkour, mas está andando por aí", acrescenta.
Essa foi uma indireta de Musk para a empresa Boston Dynamics, responsável pelo desenvolvimento do robô Atlas. O Atlas é conhecido por suas inúmeras habilidades, como praticar parkour, correr, dar saltos e carregar objetos pesados. Recentemente, a invenção viralizou em uma simulação em que atuava como ajudante de pedreiro.
Humanoides com IA
Segundo Musk, o grande diferencial da Tesla para as outras empresas que desenvolvem humanoides é que "somos os mais avançados em IA". "Você pode pensar no carro como um robô sobre rodas, e este é um robô com pernas. Não acho que haja alguém perto de Tesla para desenvolver [o desafio de implementar] a IA [nestes robôs]", pontua.
"Não é tão útil ter um robô humanoide se você tiver que programar todas as ações. Ele precisa ser capaz de andar de forma autônoma e resolver tarefas", acrescenta Musk. No seu entendimento, a empresa tem a experiência e, possivelmente, as ferramentas necessárias para dar esta autonomia ao robô.
A seguir, confira a demonstração completa das novas habilidades apreendidas pelo robô da Tesla, a partir de 1:48:12: