Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô "pedreiro" da Boston Dynamics é criticado por falha nas normas de segurança

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Janeiro de 2023 às 16h53

Link copiado!

Photovs/Envato
Photovs/Envato

Na semana passada, as novas habilidades do robô Atlas, da Boston Dynamics, viralizaram, após simulação feita num cenário de construção civil. No vídeo, é possível vê-lo agarrando e jogando objetos. Eis que, agora, surgem questionamentos sobre o porquê do robô "pedreiro" não seguir as regras de segurança comuns para o setor, potencialmente perigoso.

O ponto é que, durante a demonstração, o robô Atlas aparentemente desrespeita inúmeras diretrizes da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), que são feitas para dar mais segurança aos trabalhadores da construção civil e, consequentemente, salvar vidas.

Segundo o cineasta canadense Harrison Clark, que publicou um vídeo destacando as infrações do robô "pedreiro", foram pelo menos oito infrações, como pisar em uma tábua de madeira, jogar uma bolsa de ferramentas e dar um salto para descer da plataforma.

Continua após a publicidade

A seguir, confira as principais falhas de segurança apontadas pelo usuário na demonstração:

Boston Dynamics responde críticas

Continua após a publicidade

Entre as críticas sobre a demonstração, os usuários apontam para o tênis calçado pelo coadjuvante humano nas cenas, já que o modelo seria inadequado para profissionais da construção civil. No entanto, o vice-presidente de Relações Governamentais e Assuntos Legais da Boston Dynamics, Brendan Schulman, discorda e avisa que o sapato é, sim, compatível com as regras da OSHA.

Sobre os comentários direcionados ao Atlas, "devo falar com alguém sobre como as regras da OSHA podem se aplicar aos incríveis robôs do futuro?", brinca Schulman no Twitter. "Nunca ouvi falar da OSHA se aplicando a robôs. Na verdade, os robôs são usados para manter as pessoas longe de condições perigosas", completa o executivo sobre a polêmica.

Fonte: via Futurism