Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NVIDIA registra crescimento absurdo no lucro anual

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2024 às 14h39

Link copiado!

Reprodução/NVIDIA Newsroom
Reprodução/NVIDIA Newsroom
Tudo sobre Nvidia

A NVIDIA apresentou o relatório fiscal do último trimestre apontando uma receita de US$ 22 bilhões e crescimento de 769% nos lucros. Evidentemente, o resultado se refletiu na valoração de mercado da empresa, com ações subindo cerca de 10%.

O desempenho incrivelmente positivo foi, em grande parte, fruto da posição da NVIDIA no mercado de Inteligência Artificial, colocando-se à frente da concorrência de maneira quase isolada. Até o momento, praticamente toda a infraestrutura instalada de IA utiliza algum tipo de solução NVIDIA, e a empresa já começou a liberar atualizações e softwares para expandir sua penetração também no uso doméstico da tecnologia.

Continua após a publicidade

Ano da IA em todos os lugares

Este é o terceiro trimestre consecutivo que a NVIDIA apresenta crescimento recorde, com o setor de data center sendo responsável pela maior fatia do faturamento. Mesmo com números tão significativos, em termos absolutos a presença de IA no mercado como um todo ainda é relativamente baixa.

Pensando exclusivamente no setor de comércio, uma pesquisa realizada pela Lynx aponta que no final de 2023 apenas 16% do varejo já implementou algum tipo de solução de Inteligência Artificial para otimizar suas operações. A maior barreira até o momento é o custo inicial de adoção de IA, ainda bastante dependente de serviços em nuvem.

Continua após a publicidade

Contudo, com Intel e AMD mirando em apresentar produtos em escala para aumentar a acessibilidade, a NVIDIA tirou o coelho - no caso as GPUs RTX - da cartola e começou a habilitar o potencial de produtos com núcleos Tensor para tarefas de inferência. Por enquanto, a maioria das aplicações NVIDIA ainda estão em período de testes, mas elas podem ser o suficiente para evitar que ao menos uma parcela dos usuários menores adotem produtos da concorrência em um primeiro momento.

Sendo assim, a tendência para o próximo ano fiscal é que a IA continue a alavancar o crescimento da NVIDIA, mas de forma mais equilibrada entre os setores de servidores, jogos, profissionais, automotivos e sistemas embarcados.