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WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a funcionar após passarem o dia fora do ar

Por| 04 de Outubro de 2021 às 12h59

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Imagem: M. H./Pixabay
Imagem: M. H./Pixabay

[ATUALIZAÇÃO - 19h40] WhatsApp, Instagram e Facebook conseguiram restabelecer serviços após um dia inteiro fora do ar. A empresa publicou em seu Twitter oficial um pedido de desculpas pelo longo período fora do ar.

Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: pedimos desculpas. Trabalhamos duro para restaurar acesso aos nossos aplicativos e estamos felizes em avisar que eles estão retornando ao ar agora. Obrigado por aguentar conosco"

A notícia original segue abaixo.

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Os serviços do Facebook, incluindo a rede social homônima, o Instagram e o WhatsApp apresentaram falha no início da tarde desta segunda-feira (4) e ficaram inacessíveis para vários usuários ao redor do mundo. Devido à instabilidade, usuários foram incapazes de utilizar os serviços e se depararam com mensagens de erro.

O site Down Detector, que reconhece os momentos em que essas falhas acontecem graças ao forte fluxo de usuários pesquisando se um serviço está fora do ar, confirma a instabilidade. O pico de reclamações acontece a partir das 12h30 no horário de Brasília. Apenas por volta das 18h30 os serviços começaram a ser restabelecidos.

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Uma pesquisa rápida no Twitter mostra que o problema foi generalizado, com vários usuários reclamando que todos os serviços do Facebook caíram de uma só vez. O bug afeta usuários no mundo inteiro, o que pode ser verificado pela diversidade de idiomas utilizadas para se queixar da instabilidade.

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Empresa confirma falha e se desculpa

Pelo Twitter, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram reconheceram o problema e disseram que já estão trabalhando para retomar o funcionamento normal dos serviços:

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Também pelo Twitter, Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas aos usuários impactados pelo apagão nos produtos da empresa. "Sinceras desculpas a todo mundo afetado pelos apagões nos serviços que dependem do Facebook no momento. Estamos enfrentando problemas de rede e equipes estão trabalhando o mais rápido possível para corrigir e restaurar tudo o mais rápido possível", afirmou.

O que aconteceu?

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Até o momento não há uma explicação oficial. Como reporta o jornalista especializado em segurança Brian Krebs, o problema parece residir em um sistema chamado Border Gateway Protocol (BGP). Esse protocolo permite que provedores de internet compartilhem informações para determinar quais provedores roteiam o tráfego web para diferentes endereços de internet.

Alguém no Facebook parece ter feito uma alteração indevida no BGP da empresa, o que fez com que o “mapa virtual” necessário para que alguém chegue até os serviços da empresa fosse “queimado”. O resultado é que ao digitar “facebook.com”, os provedores não fazem a menor ideia de para onde levar o usuário; isso vale também para os apps que tentam se conectar com os serviços da empresa.

A informação também é reforçada por Dane Kecht, vice-presidente da Cloudflare, gigante da infraestrutura de redes, que afirma que as rotas BGP do Facebook parecem ter sido removidas da internet.

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Sistemas internos do Facebook pifaram junto

Os relatos do dia no Facebook foram caóticos. Não foram apenas os usuários que tiveram dificuldades em acessar os serviços da empresa; os próprios funcionários foram afetados e ficaram incapazes de utilizar as ferramentas internas, o que não ajuda nem um pouco a solucionar um problema dessa escala.

Sem as ferramentas de comunicação normalmente usadas pelos engenheiros, foi necessário improvisar e recorrer a ferramentas como o Discord e o Outlook em vez da versão interna da rede social que normalmente seria utilizada.

Para piorar a situação, alguns dos funcionários sequer conseguiam usar seus crachás para abrir as portas e acessar algumas salas da empresa, já que o acesso também seria validado pela rede indisponível.

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Fonte: Brian Krebs, The Verge