Instagram fora do ar? O que fazer quando a rede social fica indisponível

Instagram fora do ar? O que fazer quando a rede social fica indisponível

Por Matheus Bigogno Costa | 29 de Setembro de 2020 às 18h40
Matheus Bigogno/Canaltech

O Instagram (Android | iOS | Web) é uma rede social de fotos que possui mais de 1 bilhão de usuários únicos e aproximadamente 500 milhões de acessos diários. Eventualmente, ao utilizar a plataforma, é possível que você note certa lentidão, ou o app não abre, e o serviço parece temporariamente indisponível.

No entanto, como saber se o problema está diretamente ligado ao serviço, à conexão do seu celular, ou pode ser algo de outra natureza? O Canaltech separou três opções de como verificar se o problema é com o Instagram, ou com o seu celular. Confira abaixo!

1. Como ver o status do instagram

Se o Instagram não está funcionando para você, existe uma grande chance de que ele não esteja funcionando para outras pessoas também. Antes de tomar alguma medida no seu celular, utilize o Downdetector para verificar o status do Instagram.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Se houver falha nos servidores do Instagram, você pode verificar no site Downdetector (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O site possui informações em português e em tempo real indicando se o serviço está fora do ar, ou instável. Se a plataforma não apresentar nenhum problema, a mensagem “Nenhuma falha Instagram” será exibida na tela.

2 Atualize o aplicativo do Instagram

Se você constatou que o problema não é com o serviço do Instagram, existe uma chance de o app do seu celular apresentar algum problema. Para verificar esta hipótese, reinicie o app e verifique se o problema persiste.

Atualize o app na Google Play Store, ou na App Store (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Persistindo o problema, acesse a Google Play Store para dispositivos Android, ou a App Store para dispositivos iOS e verifique se o app precisa ser atualizado. Se o app estiver atualizado, considere reinstalá-lo.

3. Reinicie o seu celular

Mas, se no fim das contas você notou que não há instabilidade no serviço e também não há um problema no app, verifique se há algum problema na conexão do seu aparelho. Normalmente, reiniciar o celular pode resolver problemas de conectividade de dados móveis, ou de conexões Wi-Fi.

Não deixe de verificar se a versão web do Instagram está funcionando (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Não deixe também de verificar a versão web do Instagram e, se você conseguir acessar a rede social através de um navegador no PC, existe uma grande chance de o problema estar relacionado com o seu celular.

Se, ainda assim, o app apresentar problemas, você pode conferir os artigos abaixo sobre como limpar o cache do seu celular:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.