WhatsApp fora do ar? O que fazer quando o serviço está instável

Por Felipe Freitas | 27 de Setembro de 2020 às 17h30
(Imagem:Reprodução/ Felipe Freitas edit: Freepik)
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Não está conseguindo enviar e receber mensagens? Ao usar o WhatsApp (Android | iOS | Web) essa é uma das situações que pode estar relacionada a instabilidade de serviço da plataforma.

Não há um motivo exato do que pode ocasionar esses problemas com o serviço, mas algumas ações são possíveis para resolver a instabilidade com o WhatsApp.

Pensando na experiência do leitor, a equipe do Canaltech desenvolveu o seguinte guia com soluções simples e rápidas que podem resolver ou identificar a instabilidade do serviço. Confira a seguir o que fazer quando o serviço do WhatsApp estiver instável.

O seguinte guia foi realizado através do aplicativo oficial do WhatsApp que está disponível para dispositivos (Android | iOS).

O que fazer quando WhatsApp está fora do ar

Verificar o status do serviço do WhatsApp

Muitos podem ser os efeitos da falta de conectividade com o servidor do WhatsApp, não receber mensagens, não conseguir enviar áudios, imagens ou até mesmo enviar mensagens sem que outros usuários as recebam.

Entretanto, os efeitos dessas situações também são parecidos com possíveis instabilidades em sua conexão de internet. Sendo assim, verificar o status de serviço do WhatsApp é a melhor forma de descobrir onde está a origem do problema. A seguir veja como verificar se o WhatsApp está fora do Ar.

Confira o que fazer quando seu WhatsApp estiver fora do ar - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Downdetector

O Downdetector (Android | iOS | Web) é uma plataforma de monitoramento em tempo real de problemas e falhas em todos os tipos de serviço. Sendo assim, caso você esteja com problemas em plataformas, você pode checar o status atual de seus serviços através de seu aplicativo ou site.

Downdetector é uma das melhores fontes para verificar a estabilidade de serviços - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Para verificar a situação atual do WhatsApp, basta acessar o site oficial da plataforma ou baixar o aplicativo do Downdetector que está disponível para dispositivos (Android | iOS).

Alterar configurações de rede

Caso a situação de serviço do WhatsApp se encontre online e sem ocorrências, os problemas de instabilidade podem estar relacionados à sua conexão de internet em seu aparelho celular.

Ainda que essa informação possa parecer explícita, problemas com a internet são comuns e podem passar despercebidos durante o dia-a-dia. Nesse caso, siga os seguintes passos;

  • Verifique se os ícones de sua conexão Wi-Fi ou de dados móveis estão ativos, também é válido tentar desativá-los e se conectar novamente a internet;
  • Caso o problema persista, se possível tente se conectar a outras redes;
Verifique suas conexões com a internet - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Verificar atualizações e reiniciar o aparelho

Se ainda assim, o problema persistir e foi identificado que de fato, não se trata de um problema de conectividade. Pode ser que a situação esteja associada ao seu aplicativo do WhatsApp.

Então, o próximo passo seria verificar se seu WhatsApp se encontra com a versão de software mais recente instalada. Em certos casos, a instabilidade de serviços e problemas com o aplicativo podem ser solucionados ao atualizá-lo para a versão mais recente. Para isso, basta procurar por atualizações em sua loja de aplicativos.

Verifique por atualizações em sua loja de aplicativos - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas/Bruno Salutes)

Mas caso você não note alterações após a atualização, é recomendado que você reinicie o seu aparelho. Reiniciando o sistema, é esperado que a instabilidade seja resolvida em problemas de conectividade Wi-Fi e Dados móveis. Mas, e se isso não funcionar?

WhatsApp Web 

Para não perder o acesso ao aplicativo, você também pode utilizar a versão do WhatsApp Web. Caso você consiga se conectar normalmente através do navegador de seu computador ou celular, existe a chance desse problema estar relacionado ao seu smartphone.

Acesse a plataforma do WhatsApp Web através do QR Code - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Nesses casos, é recomendável entrar em contato com o serviço de suporte do WhatsApp através de suas páginas oficiais no Twitter ou Facebook. Também é recomendado encaminhar seu aparelho a uma assistência técnica para uma avaliação, pode ser que seja necessário fazer uma limpeza em seu celular.

Confira também como você pode limpar o cache de seus aplicativos e liberar mais espaço em seu aparelho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.