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Twitter vai remover selo azul de contas verificadas sem Twitter Blue

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Alexander Shatov/Unsplash
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Alvo de uma espécie de “caça às bruxas” por parte de Elon Musk, as contas verificadas sem Twitter Blue vão perder o selinho azul na rede social a partir de 1º de abril de 2023. O anúncio foi feito por um perfil oficial da plataforma na noite da última quinta (23).

No aviso, o Twitter informa que a mudança vale apenas para indivíduos, ou seja, organizações (sejam empresas, órgãos de governo ou instituições não governamentais) podem seguir se candidatando a ganhar um selo de verificado específico. Desde o fim do ano passado, a plataforma distribui selos dourados e cinzas para diferentes perfis.

“Em 1º de abril, começaremos a encerrar nosso programa verificado pré-existente e a remover os selos de verificados pré-existentes. Para manterem o seu selo azul no Twitter, indivíduos podem assinar o Twitter Blue”, informa o perfil oficial Twitter Verified.

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“Verdadeiramente corruptas”

Acusadas por Elon Musk de serem “verdadeiramente corruptas”, as verificações realizadas antes da aquisição do dono da Tesla e da SpaceX já vem sendo atacadas pelo executivo há algum tempo. Já era sabido, portanto, que os perfis verificados pré-Musk perderiam o selo azul em algum momento, e esse momento enfim chegou.

Apesar de críticas e acusações de Elon Musk, quase sempre sem grandes elaborações a respeito a fim de explicar o seu ponto, o sistema de verificação “original” do Twitter servia para identificar contas relevantes de pessoas da imprensa, influenciadores e até mesmo personalidades do Twitter.

O método obviamente não era perfeito e por vezes não parecia aplicar seus próprios critérios para distribuir o selo azul, mas ao menos impunha alguns limites para distribuir o selo que garante certa relevância às contas verificadas. A partir de agora, basta pagar para ter tal diferencial na rede.

A mudança aplicada pelo Twitter, entretanto, faz sentido. Elon Musk vem incessantemente buscando maneiras de monetizar a plataforma e aproveitou o sucesso que as marquinhas azuis sempre fizeram na rede — meio que na onda do "não ofereça de graça algo pelo que as pessoas estão dipostas a pagar", ao menos em teoria. Incluí-las no pacotão de serviços do modelo pago da rede social está em consonância com a nova política de faturar a qualquer custo da rede social.

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Twitter Blue global

Além de anunciar o fim dos verificados pré-existentes, o Twitter confirmou que o Twitter Blue agora está disponível em todos os países nos quais o Twitter atua. No Brasil, o serviço custa R$ 42 no plano mensal assinado pelo PC ou R$ 60 quando assinado via Android ou iOS. Há ainda um plano que sai por R$ 440 por ano.

Assinantes do Twitter Blue levam para sua conta o selinho azul de verificado, prioridade na exibição de comentários, redução de metade dos anúncios exibidos, pasta de favoritos e as opções de editar tuítes já publicados, entre outros benefícios.