Twitter muda informação sobre perfis verificados e aumenta a bagunça
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Twitter não sumiu com todos os selos de verificação originais da plataforma — ao menos até agora. A medida, prometida para o dia 1° de abril, atingiu somente algumas contas da plataforma, mas deixou de diferenciar os perfis autenticados restantes das contas pagas.
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Agora, contas de assinantes Twitter Blue e verificados originais são ambas identificadas com a etiqueta "Esta conta é verificada porque é assinante do Twitter Blue ou é uma conta verificada pré-existente", em vez de serem apresentadas com definições diferentes, como vinha sendo feito até agora.
Aparentemente, a mudança é exclusivamente estética. Extensões para navegador construídas para distinguir contas pagas de contas verificadas originais ainda funcionam normalmente.
Retirada de selos leva tempo
Segundo o relato de um ex-funcionário do Twitter ouvido pelo The Washington Post, o processo para a remoção de selos de verificação é manual e extremamente trabalhoso. Cada blue check precisa ser removido individualmente e nem sempre a mudança é aplicada em tempo real.
"A remoção dos selos de verificação é um processo amplamente manual alimentado por um sistema propenso a falhas que se baseia em um grande banco de dados interno — semelhante a uma planilha do Excel — no qual os dados de verificação são armazenados", explicou o ex-funcionário. "Às vezes, um funcionário tentava remover o selo, mas a mudança não funcionava", complementou.
Tirar todos os selos de verificados originais de uma vez só pode quebrar o site, complementou o informante. Remover todos os verificados pode interferir significativamente nos sistemas de recomendação de conteúdo, filtro de spam e solicitações da central de ajuda.
"Foi tudo preso com fita adesiva", comentou o ex-funcionário.
Algumas contas perderam o selo
Atualmente, pelo menos uma conta notória perdeu o selo de verificado — e é possível que tenha sido ordem direta de Elon Musk: o do perfil do jornal The New York Times, dos EUA. A publicação afirmou que não pagaria US$ 1 mil (cerca de R$ 5 mil) pela verificação para empresas. "Ah ok, então nós vamos tirar [o selo de verificado]", disse o bilionário num tuíte.
Nem todas as contas do The New York Times foram afetadas, porém. A conta @nytimesbooks (conteúdo sobre livros) e @nytopinion (artigos de opinião) continuam autenticadas com o selo de verificado dourado.
Não se sabe quando acontecerá a próxima "limpa" de selos de verificação originais — tampouco se isso vai de fato acontecer. Vale ficar atento aos próximos tuítes de Elon Musk e dos perfis oficiais do Twitter.
Fonte: The Verge, The Washington Post