Lançamento do novo Twitter Blue com selo de verificado é adiado
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O lançamento do novo Twitter Blue foi adiado para um dia após as eleições de meio mandato dos Estados Unidos, 9 de novembro, apurou o jornal The New York Times. A notícia acontece um dia depois da estreia do novo plano de assinatura da rede social que, após receber uma repaginada, agora garante um selo de verificado para qualquer usuário pagante.
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Segundo o veículo, o motivo do adiamento seria a possível confusão acerca da autenticidade de usuários após a liberação do selo de verificação para assinantes. Se passar por outra pessoa no Twitter é uma atitude passível de banimento, mas a moderação pode não ser rápida o bastante para conter fakes de empresas, políticos ou artistas antes que causem impacto nesse delicado período eleitoral.
Antes de Elon Musk se tornar dono do Twitter, o selo de verificação era concedido apenas para contas analisadas pela plataforma. A etiqueta servia para atestar a identidade de contas de empresas, políticos, artistas, criadores de conteúdo, órgãos governamentais, jornalistas e outras figuras relevantes. Ter o check ao lado do nome do perfil servia como um indicador de que o dono da conta era realmente quem dizia ser.
Para se tornar um perfil verificado, o usuário precisava passar por um sistema de avaliação — e muitos são rejeitados nesse processo. O sistema de verificação do Twitter nunca foi perfeito (e já chegou a autenticar contas mal intencionadas ou enganosas), contudo era eficiente ao indicar relevância da conta.
O impacto do selo de verificação
Contudo, com o selo de verificação acessível para qualquer pessoa disposta a pagar, a relevância da etiqueta cai significativamente. Apesar disso, por ser uma mudança recente, muitos usuários ainda consideram o “verificado” algo importante e escasso.
Sendo assim, assinantes mal-intencionados poderiam abusar do selo de verificado de fácil acesso para espalhar notícias falsas, se passar por outras pessoas e gerar impacto nas eleições norte-americanas. Mesmo se a conta fosse banida posteriormente, bastaria um print de um tuíte problemático para chacoalhar eleitores.
Ao adiar a liberação do Twitter Blue repaginado, o Twitter evita que essa brecha seja abusada (ao menos, até a finalização da votação) e, enquanto isso, pode elaborar formas mais eficientes de conter perfis fakes com selo de verificado na plataforma.
Novo Twitter Blue
Anunciado por Elon Musk, o novo Twitter Blue garantirá ao assinante os benefícios anteriores, o selo de verificado e outras vantagens na plataforma, como a possibilidade de subir vídeos maiores.
Fonte: The New York Times