Publicidade

Twitter vai mostrar se usuário foi alvo de "shadowban"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Dezembro de 2022 às 11h49

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Twitter

O Twitter começará a avisar ao usuário quando ele recebeu o indesejado "shadowban". O anúncio foi feito pelo dono da rede social, o bilionário Elon Musk, por meio do seu perfil oficial. O termo é usado para representar quando uma mídia reduz drasticamente o alcance das publicações por alguma infração cometida.

O Passarinho Azul está trabalhando em uma atualização de software que mostrará o "verdadeiro" status da sua conta. Segundo Musk, o usuário será capaz de entender quando foi penalizado, o motivo disso e o que fazer se não concordar com a decisão.

Continua após a publicidade

Como o Twitter usa um algoritmo de recomendação nos moldes dos rivais, uma conta com shadowban teria a visualização reduzida. O post ainda continuará a ser exibido na ordem cronológica, mas seria omitido no feed tradicional, na guia de Pesquisa e nas sugestões de criadores de conteúdo para seguir.

No começo do mês, a plataforma começou a mostrar mais posts de pessoas que você não segue. Esse é um claro indício de reforço do algoritmo, o qual poderia ser calibrado para reduzir o alcance no caso de algum deslize.

Por enquanto, tudo ainda está na fase da promessa, então é impossível saber quando o Twitter lançará o recurso. A única certeza é que não deve demorar tanto, porque isso é parte da filosofia do Twitter 2.0 prometida por Musk, que vai entregar ferramentas inovadoras, mais transparência e melhor segurança para o app.

Continua após a publicidade

O que é Shadowban no Twitter?

Levar um shadowban não significa ser banido nem suspenso do Twitter. Na prática, você não deve ter feito nada de grave para causar uma punição severa, mas também não passará impune.

O uso desse artifício sempre foi considerado um tema delicado pelas redes sociais, com executivos do alto escalão até negando a sua existência. Quem é criador de conteúdo, sabe que ele existe e pode ser aplicado em vários momentos, especialmente quando o seu tuíte viola normas de conduta, espalha mentiras ou propagada fotos/vídeos inapropriados.

A medida é geralmente aplicada no começo da divulgação, evitando que o post se espalhe. Se a pessoa publica um vídeo com violência explícita, por exemplo, esse material pode ser boicotado propositalmente pelo algoritmo para não ir muito longe, sem que o autor seja excluído oficialmente.

Continua após a publicidade

Inspiração no Instagram?

O tuíte de Musk parece ter sido inspirado na decisão recente do Instagram de oferecer mais transparência sobre contas com shadowban. Na ocasião, o chefe da rede, Adam Mosseri, garantiu que a medida vai indicar quando seu perfil deixa de ser elegível à exibição na guia Explorar, no Feed e no Reels devido a algum descumprimento de regras.

A novidade vai ajudar a entender porque o engajamento caiu tão rápido, permitindo que o criador corrija ou apague o post. Dar esse feedback é fundamental justamente por isso: ao ver o post errado, dá para saber a causa da punição e atuar para fazer o certo nas próximas vezes.

Continua após a publicidade

O TikTok também costuma colocar seus criadores nessa zona cinzenta de alcance limitado. Na rede social chinesa, alcance ou visibilidade diminuem sem o criador ser informado por quebrar alguma das diretrizes na rede social, como utilizar nudez, fazer incitação a ódio ou utilizar músicas protegidas por direitos autorais.

Como o Twitter nunca falou abertamente sobre o shadowban, não dá para saber exatamente quais seriam os seus impactos oficiais. O jeito é aguardar o lançamento oficial para conclusões mais aprofundadas.