O que é Shadowban no TikTok

O que é Shadowban no TikTok

Por Guadalupe Carniel | Editado por Bruno Salutes | 27 de Julho de 2021 às 14h50
TikTok

Você está compartilhando seus vídeos no TikTok e aumentando seu engajamento com diversas curtidas, compartilhamentos e visualizações do seu conteúdo. Porém, gradualmente, você nota que sua visibilidade está sendo reduzida, mas não encontra notícias sobre atualizações no algoritmo. No caso, você pode estar sofrendo um Shadowban.

O que é o Shadowban?

No caso do TikTok é quando seu alcance, ou visibilidade, diminuem sem você ser informado, por quebrar alguma das diretrizes na rede social, como utilizar nudez, fazer incitação a ódio ou utilizar músicas protegidas por direitos autorais, entre outros.

Com isso, você passa a perder audiência e seus vídeos não aparecem com tanta frequência na página “Para Você”, o equivalente ao “Explorar” do Instagram.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Mas não se preocupe: o shadowbanned não é uma exclusão definitiva da rede social, ele é temporário, levando cerca de 14 dias.

Como remover meu Shadowban?

Primeiramente, você deve excluir o vídeo, que, pode ser o mais recente e, depois desinstale e reinstale o app do TikTok, já que, às vezes ele simplesmente pode não ter atualizado.

O TikTok, assim como outras redes sociais penaliza seu usuários que não seguirem as diretrizes por meio dos chamados shadow bans (Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash)

Mas atente-se sempre às diretrizes e regras que, assim como qualquer outra rede social, sempre está passando por mudanças. Também evite sempre manter atividades que remetem a spams, que viola uma das regras do TikTok.

Como saber se sua conta TikTok foi excluída permanentemente

Em casos mais grades, quando há diversos shadowbans por ir contra as diretrizes do TikTok, você pode ser banido de vez da rede social. Neste caso, porém, você receberá uma notificação. Além das diretrizes, é necessário verificar sua idade, já que o app passou por problemas jurídicos a respeito disso, sendo determinado que o TikTok feria a Lei de Proteção à Privacidade da Criança na Internet.

Se isso acontecer, você pode tentar fazer a verificação da sua data de nascimento e idade por meio de documentos enviados para a rede social ou, ainda, entrar em contato com o suporte ao cliente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.