Publicidade

Twitter vai exigir comprovação de identidade de todos? Não é bem assim

Por  | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Twitter

Circula pela web o print de uma tela em desenvolvimento no Twitter indicando que a rede social de Elon Musk vai exigir comprovação de identidade dos usuários. Apesar de essa função de fato estar em desenvolvimento, ela não será obrigatória para todos — e o Canaltech explica tudo agora.

Mostrar RG para usar o Twitter?

A tal da “ID verification” do Twitter será obrigatória apenas para quem quiser verificar a sua conta, ou seja, apenas para assinantes do Twitter Blue (ou X Blue, que é o nome oficial do programa de assinaturas da plataforma).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa possibilidade, inclusive, não é nova: ela está em desenvolvimento desde pelo menos o início de 2023 no Twitter, como mostrou a vazadora Jane Wong, famosa por antecipar novidades de redes sociais ao vasculhar códigos dos apps.

Tudo indica, portanto, que quem quiser ostentar um selinho azul em sua conta precisará enviar um comprovante de identidade (provavelmente RG ou CNH) e fazer uma selfie, algo parecido com o que acontece ao criar contas em bancos digitais ou verificar perfis no Tinder.

Ao final do processo, a conta do X/Twitter vai exibir um aviso de “identidade verificada”, o que pode ampliar a segurança e até reduzir a ação potencialmente nociva de “fakes verificados” no site de Elon Musk.

A divulgação do print de tela, feita pelo também vazador Nima Owji, se espalhou e ganhou uma conotação alarmista dada a falta de contexto. Então, para reforçar: se você não pretende assinar o X Blue, pode seguir usando o X normalmente, sem ter que enviar uma foto do seu documento nem tirar uma selfie para provar que você é você.

Mais novidades

O Twitter vem enfrentando certa dificuldade para convencer as pessoas a assinarem a plataforma, e nesta semana um analista cravou que o programa tem menos de 1 milhão de assinantes. Para tentar contornar o cenário, a mais recente adição ao pacote X Blue é o TweetDeck: agora renomeado de X Pro, ele se tornou exclusivo para quem paga.