Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter terá plano de assinatura sem exibição de anúncios, revela Musk

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Janeiro de 2023 às 13h10

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Twitter

Elon Musk usou seu perfil oficial e posto de CEO do Twitter para anunciar o lançamento de um plano de assinatura que remove completamente as propagandas da rede social. Embora não haja informações sobre o preço, espera-se que a novidade seja mais cara que o atual Twitter Blue, cujo enfoque são recursos extras e o selo azul.

O objetivo do possível novo plano é livrar o usuário de uma das coisas mais irritantes de qualquer rede social: os anúncios. O preço atual pago na assinatura regular de US$ 8 (cerca de R$ 40 em conversão direta) não é suficiente para superar os custos arrecadados com a publicidade online, por isso Musk já tinha a ideia de criar uma alternativa "mais bombada" do Blue.

Continua após a publicidade

Nem mesmo o preço mais elevado pago na assinatura feita pelo iOS e pelo Android (US$ 11) cobre os custos por usuário de uma propaganda exibida atualmente. No caso das lojas apps para celulares, o valor maior é referente à taxação de até 30% sobre as vendas, o que não ocorre na assinatura pelo navegador.

Twitter necessita das propagandas

O bilionário dono do Twitter sempre reclamou da imensa quantidade de anúncios exibidos, mas entendeu a sua importância quando passou a chefiar a plataforma. A principal fonte de renda da rede social vem dos anunciantes, sendo que mais da metade dos grandes players pularam fora do barco desde que Musk assumiu, então a situação parece ser meio crítica por lá.

Criar mais um modelo de assinatura pode reduzir a dependência de verbas publicitárias, mas esbarra na falta de atrativos para o usuário. Será que um assinante do Blue estaria disposto a gastar mais alguns dólares extras para evitar os anúncios? Só vai dar para saber quando ocorrer a disponibilização do "plano ads free".

Continua após a publicidade

O Twitter ainda trabalha em soluções extras para convencer as pessoas de que assinar o Blue é uma boa pedida, como os tuítes de 4 mil caracteres e o suporte a upload de vídeos com até 60 minutos. Na semana passada, o Passarinho Azul lançou um plano anual que dá desconto de até 36% para quem pagar tudo de uma vez.

Não há uma data de lançamento do modelo otimizado de assinatura. Aqui no Brasil, nem mesmo o Twitter Blue original chegou, por isso é difícil pensar que o plano sem ads chegará por aqui.