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Twitter pode deixar você esconder selo azul do Blue

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Março de 2023 às 13h49

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(Imagem: Divulgação/Twitter)
(Imagem: Divulgação/Twitter)
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O Twitter trabalha em um recurso para permitir que assinantes do Blue ocultem o selo azul de verificação. A medida poderia ser uma solução para quem deseja ter uma assinatura, mas sem exibir o ícone de diferenciação.

A informação foi descoberta pelo desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi. Em seu perfil no Twitter, o profissional postou um print que demonstra uma tela sugestiva sobre o funcionamento. É possível ver logo na primeira opção um recurso que fala sobre a exibição do selo e da identidade.

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Ao que parece, para ter a conta verificada, além de pagar mensalmente o valor de R$ 42 por mês (ou R$ 60, se a assinatura for pelo aplicativo para celular), o usuário precisa submeter seu "governament ID" ao serviço, equivalente ao Registro Geral (RG) para os brasileiros. Somente após passar pela identificação que a pessoa teria a possibilidade de exibir ou ocultar o selo azul.

O recurso ainda está em fase de desenvolvimento, por isso é impossível saber como ele funcionará de fato — ou se será implementado. É provável que seja adicionada uma caixa de seleção ou um botão de alterância para quem desejar ativar/desativar a exibição do selo azul.

Selo azul virou motivo de chacota

O recurso pode dar um pouco mais de tranquilidade para os usuários mais envergonhados, que gostam dos benefícios do Blue, mas não desejam ostentar o selo. Desde que Musk anunciou que o recurso seria exclusivo dos pagantes, criou-se um viés pejorativo de quem assinou o serviço para ter o selo.

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Muita gente acabou ficando envergonhada de ter a marca azul no seu perfil, porque ela foi "conquistada" por pagamento, em vez de mérito, como ocorria antigamente. Omitir o Blue Check pode ser uma maneira de tentar impulsionar as assinaturas, porque ninguém mais precisará ser motivo de chacota por isso.

Recentemente, o cofundador do Koo, Mayank Bidawatka, disse que os assinantes viraram motivo de piada devido às atitudes de Elon Musk. "Já vi muitos usuários que pagaram por ele [blue check], sendo 'trolados’ por tentar ganhar respeito na comunidade, pagando pelo tick. O estigma social associado a este movimento não permitirá que se propague em massa", explicou.

Para que serve o selo azul do Twitter?

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O Blue Check foi criado no Twitter para diferenciar usuários falsos de verdeiros, o que passou a dar maior confiabilidade para o público. As pessoas sabiam que estavam interagindo com um perfil original, pertencente àquela empresa ou celebridade, em vez de um mero fake.

Mas Musk entendia isso como uma "casta superior", e liberou o selo para todos os assinantes com o propósito de democratizar o acesso. Uma das promessas de quando ainda não havia concretizado a compra, era oferecer a marcação para todos que quisessem pagar.

Após isso, foi preciso criar outros dois selos diferentes, um dourado e outro cinza, para diferenciar empresas e organizações governamentais. O bilionário CEO do Twitter também anunciou que todas as pessoas físicas vão perder os selos herdados antes da sua posse. Esses usuários precisarão assinar o Twitter Blue se desejarem ter sua marca novamente concedida.