Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é uma trend?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Fevereiro de 2024 às 09h00

Link copiado!

Kate Torline/Unsplash
Kate Torline/Unsplash

Trend é o nome dado a um conteúdo que ganha um destaque enorme e vira uma espécie de "corrente" nas redes sociais, sendo reproduzido por várias pessoas. A palavra “trend” é o inglês para “tendência”, e ajuda a reforçar a ideia de que algo que está na moda na internet, é repetido por muitos perfis de gente comum, famosos ou empresas nas redes sociais.

O objeto de uma trend pode ser um vídeo que “estourou”, uma frase que todo mundo decorou, uma dança que não sai da cabeça da galera ou qualquer outra coisa que marcou em um certo período de tempo. A partir disso, é possível produzir algo que acompanha essa onda, seja em uma postagem em uma rede social ou em uma conversa com os mais antenados.

Para que serve uma trend?

Continua após a publicidade

Uma trend nem sempre tem um objetivo específico — geralmente elas começam de forma orgânica porque algum perfil com muitos seguidores lançou um desafio, fez uma dancinha ou algo do tipo.

Empresas por vezes embarcam em trends para tentar angariar seguidores ou reforçar a sua marca junto ao público, e nesse caso a trend acaba tendo esse objetivo por trás.

Redes como Instagram, TikTok, Instagram e Kwai são ótimos exemplos de onde as trends se proliferam e marcam as pessoas, já que vídeos curtos nesses apps costumam usar músicas, efeitos e apresentações que estão na moda. Dá para destacar a mesma coisa com imagens e as famosas hashtags, uma parte importante do processo de viralizar.

Como se faz uma trend?

Tudo depende de qual plataforma você está tentando trabalhar essa tendência. É importante acompanhar com bastante frequência e atenção as principais redes sociais, pois lá estão os conteúdos que viralizaram.

Fazer uma trend no TikTok é diferente de criar uma no Instagram, por exemplo, então vale conhecer bem o app em si. Em seguida, tente produzir algo com a mesma pegada e música dos principais vídeos que estão bombando. Contudo, não se esqueça de ser original, pois esse fator também contribui para você ganhar o destaque. Se outras pessoas criam conteúdo apenas copiando, cabe a você pensar em algo ainda mais interessante.

Acima de tudo, se você é produtor de conteúdo ou representa uma marca, é importante conhecer o seu público para não acabar passando vergonha (e gerando um efeito negativo) ao tentar embarcar em uma trend.

Continua após a publicidade

Por outro lado, não se esqueça de que as coisas viralizam quando menos se espera. Dificilmente alguém consegue forçar algo a se tornar uma trend — já que muita coisa maluca já bombou nas plataformas pela Internet.