Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é uma trend?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Fevereiro de 2024 às 09h00

Link copiado!

Kate Torline/Unsplash
Kate Torline/Unsplash

Seja no Instagram ou no TikTok, conteúdos diversos podem viralizar de forma repentina. Estar ciente da moda mais recente, que chama a atenção de milhares de pessoas é um passo importante no seu negócio, mas também é uma maneira de se manter atualizado nas redes sociais. Aprenda o que é uma trend e não fique para trás.

A expressão “trend” é comumente vista em redes sociais e aplicativos com conteúdo de vídeo, áudio, imagens e textos. Influenciadores e consumidores fazem uso do termo para engajar uma comunidade e se manterem no topo das discussões, tudo isso através de atualizações frequentes.

O que é trend nas redes sociais?

Continua após a publicidade

Uma trend é um conteúdo que ganha um destaque enorme, o que o faz viralizar pelas redes sociais. A palavra “trend” é o inglês para “tendência”, que pode ser definido como algo que está na moda na internet, uma corrente virtual repetida por pessoas e empresas nas redes sociais. Algo que ganha bastante popularidade e chama a atenção por surgir em inúmeras conversas e postagens.

O objeto de uma trend pode ser um vídeo que “estourou”, uma frase que todo mundo decorou, uma dança que não sai da cabeça da galera ou qualquer outra coisa que marcou em um certo período de tempo. A partir disso, é possível produzir algo que acompanha essa onda, seja em uma postagem em uma rede social ou em uma conversa com os mais antenados.

Redes como Instagram, TikTok e Kwai são ótimos exemplos de onde as trends se proliferam e marcam as pessoas, já que vídeos curtos nesses apps costumam usar músicas, efeitos e apresentações que estão na moda. Dá para destacar a mesma coisa com imagens e as famosas hashtags, uma parte importante do processo de viralizar.

Continua após a publicidade

Como se faz uma trend?

Tudo depende de qual plataforma você está tentando trabalhar essa tendência. É importante acompanhar com bastante frequência e atenção as principais redes sociais, pois lá estão os conteúdos que viralizaram.

Fazer uma trend no TikTok é diferente de criar uma no Instagram, por exemplo, então vale conhecer bem o app em si. Em seguida, tente produzir algo com a mesma pegada e música dos principais vídeos que estão bombando. Contudo, não se esqueça de ser original, pois esse fator também contribui para você ganhar o destaque. Se outras pessoas criam conteúdo apenas copiando, cabe a você pensar em algo ainda mais interessante.

Acima de tudo, se você é produtor de conteúdo ou representa uma marca, é importante conhecer o seu público para não acabar passando vergonha (e gerando um efeito negativo) ao tentar embarcar em uma trend.

Continua após a publicidade

Por outro lado, não se esqueça de que as coisas viralizam quando menos se espera. Dificilmente alguém consegue forçar algo a se tornar uma trend — já que muita coisa maluca já bombou nas plataformas pela Internet.