Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok testa lojas para vendas dentro do aplicativo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2021 às 18h15

Link copiado!

Obi Onyeador/Unsplash
Obi Onyeador/Unsplash
Tudo sobre TikTok

Não é só o Facebook que busca competir com o TikTok, a rede social chinesa também quer rivalizar com o “irmão” maior e mais velho. Segundo a Bloomberg, a companhia pode adicionar um recurso de compras dentro do seu aplicativo, o que permitiria que várias marcas anunciassem seus produtos para os usuários da plataforma.

O TikTok já estaria até negociando com algumas empresas europeias para começar a testar as vendas de modo experimental no velho continente. Uma das iniciativas recentes da empresa é permitir que os criadores de conteúdo possam comercializar produtos seus ou de parceiros (em modelo similar aos afiliados).

Continua após a publicidade

Esse novo protótipo lembra o formato trabalhado pelo Instagram, com uma guia de compras separada na conta de uma marca, de modo similar a um catálogo. Assim, o comerciante pode listar características, imagens e preços do que seja vender. Esse recurso está sendo testado inicialmente no perfil da empresa Hype, do Reino Unido.

A Bloomberg entrou em contato com o TikTok, mas não teve nenhuma resposta sobre este teste — a Hype, contudo, confirmou que participa deste experimento. Por enquanto, parece ser algo como uma experimentação fechada.

Esse modelo é mais ou menos o que o Facebook pretende implementar nos Reels do Instagram e nos vídeos da própria rede. A empresa planeja adicionar novas formas de monetização para atrair os criadores de conteúdo e possibilitar novas fontes de receita. Outro exemplo é o uso de stickers pagos nos Stories, o que permitiria aos influenciadores mostrarem o patrocínio das marcas.

Vendas no TikTok

Continua após a publicidade

A verdade é que as vendas tem tudo a ver com a proposta do TikTok. Com vídeos curtos e cheios de efeitos bacanas, as marcas podem convencer os usuários a consumir seus produtos. O novíssimo Kit de Login da plataforma já poderia ser um passo interessante para permitir a integração de lojas com o sistema.

Até o momento, a novidade não parece ser totalmente interligada aos vídeos, mas isto pode mudar em alguma atualização futura. Daria, por exemplo, para colocar os links em cima da roupa usada por uma modelo, o que direcionaria a pessoa para a loja virtual.

O único porém é que o perfil da rede ainda é mais jovem, por isso nem todas as companhias podem estar dispostas a investir. Mas isso é apenas uma questão de adaptação ao público-alvo.

Continua após a publicidade

Independentemente do formato, o TikTok tem dado demonstrações claras de que sabe onde quer chegar e que fará de tudo para desbancar seus concorrentes. Se vai conseguir ou não, aí já é outra história.

O que você acha? Deixe o seu comentário abaixo.

Fonte: The Verge, Bloomberg