Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok é a segunda plataforma mais importante para marketing de influenciadores

Por| 03 de Maio de 2021 às 14h40

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

Pesquisa feita pela agência digital Linqia aponta que o TikTok deixou de ser uma aposta e se tornou uma realidade das mais fortes no mundo das redes sociais. Isso porque a plataforma de vídeos curtos da ByteDance é o segundo canal mais popular para realizar campanhas de marketing envolvendo influenciadores. Ele só fica atrás do badalado Instagram, mas já empata com o Facebook em popularidade para ações do tipo.

Para chegar a essa conclusão, a Linqia entrevistou 163 profissionais de marketing corporativo e também profissionais de agências - ambos com receitas superior a US$ 1 bilhão anuais - entre fevereiro e março deste ano sobre seus planos de marketing de influência para 2021. E 68% desses profissionais que participaram da pesquisa disseram que planejavam usar o TikTok para ações do gênero.

Trata-se de um salto gigantesco da rede social em relação à última edição da pesquisa da Linqia, feita no início de 2020. Isso porque, na época, apenas 16% dos entrevistados estavam dispostos a usar a plataforma para suas campanhas envolvendo influenciadores. Enquanto isso, o Facebook caiu de 79% para 68%, como você pode conferir na relação completa logo abaixo:

  • Instagram: 93% (outros 83% mencionaram usar especificamente os Stories)
  • TikTok: 68% (em 2020: 16%)
  • Facebook: 68% (em 2020: 79%)
  • YouTube: 48%
  • Pinterest: 35%
  • Twitter: 32%
  • Snapchat: 26% (em 2020:16%)
  • Twitch: 13% (em 2020: 5%)
Continua após a publicidade

"Veio para ficar"

Em entrevista ao site Business Insider em janeiro deste ano, Brian Sorel, COO da empresa de marketing de influência NeoReach, afirmará que "o TikTok veio para ficar e as marcas sabem disso. Eu acho que nada se compara ao ritmo de crescimento que estamos vendo no TikTok."

A declaração de Sorel vai de encontro ao investimento das empresas. Marcas como Dunkin', Chipotle , e CeraVe lançaram várias campanhas publicitárias no TikTok envolvendo influenciadores. E isso inclui uma de suas maiores estrelas: Charli D'Amelio.

Já marcas do chamado "fast fashion" como norte-americana Princess Polly, estão apoiando uma nova geração de influenciadores de moda na plataforma, além de marcas de luxo como Hugo Boss e Revolve. Mesmo serviços de streaming , como Netflix, investiram recursos na tentativa de aproveitar o poder viral do TikTok.

Continua após a publicidade

Instagram olhando no retrovisor

Quem agora está olhando a ascensão do TikTok é o Instagram. Ainda que a plataforma audiovisual do Facebook se mantenha como a preferida entre os profissionais de marketing de influência, a ascensão da rede social da ByteDance começa a colocar uma pressão que, até o ano passado, não existia.

Os executivos do Instagram vêm apostando no Reels - ferramenta de vídeos verticais de curta duração semelhante ao do TikTok - para tentar deter o crescimento do seu rival chinês. Se a copiar o rival foi um tanto quanto criticado na época do seu lançamento, hoje o Reels ganhou tração e caiu no gosto de alguns criadores de conteúdo. Tanto que outras plataformas lançaram soluções idênticas, como o YouTube e seu Shorts, e o Snapchat com o Spotlight.

Ainda assim, ainda que o Reels tenha sido adotado por diversos influencers, a ferramenta ainda fica atrás de outros recursos do Instagram junto aos departamentos de marketing das empresas. Na pesquisa de Linqia, apenas 36% dos entrevistados indicaram que planejavam usar Reels.

Continua após a publicidade

Fonte: Business Insider