Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok lança controle de tempo de tela e ajustes para contas de adolescentes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2023 às 08h00

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok lançou um conjunto de ferramentas de bem-estar para adolescentes e pais nesta quarta-feira (1°). Serão adicionadas mais opções de controle de tempo de tela, ajustes padrões em contas de menores de 18 anos e melhorias na Sincronização Familiar.

Segundo a rede social, o objetivo é proporcionar mais segurança para os jovens e mais controle para os responsáveis. Em uma plataforma tão povoada por um público adolescente, adicionar medidas como essa pode evitar questões como abuso, exploração sexual, bullying, pedofilia e outras práticas condenáveis.

A maioria desses recursos já havia chegado na versão internacional do aplicativo em 2022, mas ainda não tinham desembarcado no Brasil. Agora, os usuários daqui poderão desfrutar das ferramentas para evitar prejuízos à saúde física e mental.

Continua após a publicidade

Melhor gestão do tempo de uso

A primeira novidade do TikTok é um ajuste no limite de tempo de uso diário. O chamado "tempo de tela" será automaticamente ajustado para 60 minutos por dia para contas de usuários com menos de 18 anos.

Para chegar a esse número, o TikTok afirma ter consultado pesquisas acadêmicas e especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston. "Não há consenso coletivo sobre quanto tempo de tela é 'demais', ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla. No entanto, o TikTok reconhece que os adolescentes normalmente precisam de apoio extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente", explicou um porta-voz da empresa.

Continua após a publicidade

Se o limite de 60 minutos for atingido, os adolescentes serão obrigados a digitar uma senha para continuar assistindo. Isso deve emitir um aviso para os pais e responsáveis sobre a extrapolação do tempo, o que permitirá a tomada de decisão.

Baseada em estudos, a plataforma desaconselha a navegação por mais de 100 minutos por dia. Quem desativar esse recurso, portanto, deve fazer o gerenciamento manual do tempo de tela para evitar excessos prejudiciais ao corpo. Os adolescentes devem receber uma notificação na caixa de entrada com um resumo semanal do tempo de tela para monitorar.

Quatro recursos para a Sincronização Familiar

Continua após a publicidade

A Sincronização Familiar é uma das funcionalidades mais celebradas pelo TikTok porque fornece acompanhamento dos pais sobre a atividade dos adolescentes na plataforma. Agora, o recurso deve ganhar quatro novas características para oferecer mais versatilidade aos responsáveis.

  1. Limite diário de tela personalizado: será possível usar a Sincronização para configurar o máximo de tempo que o adolescente pode usar o TikTok. Os pais também poderão definir limites diferentes conforme o dia da semana, o que pode dar mais liberdade para os jovens durante finais de semana ou reduzir o tempo nos dias de aula.
  2. Painel de controle: a ferramenta já tinha vários dados, mas não mostrava o tempo de tela do adolescente. Agora, serão exibidos resumos do uso do aplicativo, quantas vezes foi aberto e os horários de utilização ao longo do dia ou da noite.

  3. Silenciamento de notificações: um dos maiores vilões da atenção são as notificações do celular. Para os jovens, pode ser muito difícil ignorar uma mensagem recebida no direct na hora do estudo ou durante o jantar. Os pais poderão estabelecer um cronograma para silenciar os alertas em momentos específicos do dia no celular dos filhos. Contas de jovens entre 13 e 15 anos não recebem naturalmente avisos a partir das 21h, enquanto aqueles entre 16 e 17 anos tem tudo silenciado a partir das 22h.

  4. Controles de conteúdo: ainda em fase beta, o TikTok deve começar a expandir a ferramenta de filtragem de vídeos a partir de palavras-chave ou hashtags específicas. A plataforma diz que continuará recebendo o feedback dos testadores para liberar, em breve, a funcionalidade para mais pessoas.

Lembretes de sono

Continua após a publicidade

Além dos conteúdos voltados para os mais novos, o TikTok também devem expandir algumas dessas opções para os adultos. O limite de tempo de tela e o silenciamento de notificações poderão ser aplicados para qualquer conta.

A rede social chinesa também deve introduzir um lembrete na hora de dormir para ajudar na desconexão do serviço, que pode atrapalhar a qualidade do sono. Será possível definir um horário para receber um aviso quando chegar no momento de fechar o app e descansar até o dia seguinte.

Todas essas medidas são parte de uma iniciativa global do TikTok para rebater acusações de negligência quanto à saúde dos seus usuários. Existe uma crítica muito presente de órgãos reguladores e organizações internacionais sobre o insucesso das medidas adotadas, por isso os chineses seguem propondo medidas focadas no bem-estar das pessoas.

Recentemente, um estudo feito pela empresa de software Qustodio revelou que a plataforma de vídeos curtos é extremamente popular junto a crianças e adolescentes, à frente até do Snapchat e do YouTube, líder em levantamentos de anos anteriores. Os dados são expressivos entre o público mais jovem mensurado, entre 4 a 18 anos.

Continua após a publicidade

Desativar verificaçãoSugestões Premium