Publicidade

TikTok anuncia lançamento de filtros de hashtag e "classificação indicativa"

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre TikTok

O TikTok anunciou o lançamento de duas ferramentas de moderação voltadas para crianças e adolescentes para evitar a visualização de conteúdos inapropriados. Chamado "Níveis de conteúdo", o recurso deve afetar os feeds "Para você" e "Seguindo" para oferecer controle aprimorado aos pais ou responsáveis.

Os filtros de hashtags darão ao usuário um novo nível de controle sobre o que aparece na tela. É só escolher quais palavras devem ser bloqueadas para o programa impedir a exibição automaticamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A função servirá não somente para conteúdos adultos, mas também para evitar vídeos repetidos sobre tópicos desinteressantes no momento. Se você queria aprender a fazer uma receita de frango ao molho de laranja, por exemplo, pode ficar preso em um looping com vários vídeos de culinária. Neste caso, você pode excluir a palavra "receitas" ou "frango" para ver menos sobre aquilo.

A medida não servirá para barrar a produção de conteúdo sexual ou outro tipo proibido nas diretrizes na comunidade, como violência e mutilação, que podem causar banimento do autor. A iniciativa é voltada apenas para impedir acesso a temas maduros ou complexos, que podem refletir experiências traumáticas de pessoas e são destinados a um público mais velho.

Níveis de conteúdo

Já os Content Levels (nome em inglês) classificará os materiais inapropriados e atribuirá a uma pontuação de maturidade. Na prática, o próprio algoritmo passará a excluir automaticamente os perfis de pessoas com idades entre 13 e 17 anos da exposição a vídeos curtos ou lives.

Ficarão responsáveis por avaliar os conteúdos os "gerentes de Confiança e Segurança" da plataforma. Essas pessoas vão analisar vídeos populares ou assinados pelos usuários do aplicativo como indevidos para menores. A ideia é expandir o recurso de filtragem para toda a comunidade, afinal muita gente está no TikTok apenas para se divertir, sem preocupações com problemas alheios ou temáticas tristes.

A novidade chega como um complemento de outra funcionalidade recentemente implementada para nortear transmissões ao vivo. Criadores deverão marcar suas lives como impróprias para menores de 18 anos, assim evitam a presença de público inapropriado. A versão final permitirá associar essa marcação ao sistema de filtros, como uma espécie de "classificação indicativa" conduzida pela comunidade sem envolvimento de governos.

Luta contra o algoritmo

Os dois novos recursos de moderação de conteúdo seguem na esteira das respostas do TikTok aos constantes ataques recebidos sobre as recomendações algorítmicas. Muita gente acusa a rede social chinesa e as rivais de promover conteúdos nocivos para usuários mais jovens, como dietas malucas, desafios com atitudes perigosas, venda de produtos ou conteúdos sobre beleza que impactam na autoimagem.

Continua após a publicidade

Hoje, o TikTok é uma das redes sociais mais adiante dos rivais no quesito de prevenção, pois já conta com uma variada paleta de soluções para moderar conteúdo. Mesmo assim, notícias sobre mortes, incidentes ou abusos cometidos com auxílio da plataforma crescem no mundo inteiro. É por isso que as plataformas de mídias precisam continuar com o trabalho incessante de minimizar esse tipo de acontecimento.