Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok lança campanha global para combater bullying e incentivar gentileza

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Agosto de 2021 às 16h18

Link copiado!

Reprodução/TikTok
Reprodução/TikTok
Tudo sobre TikTok

O bullying é muito associado ao período escolar de crianças e adolescentes, mas ele pode se estender por outras fases da vida. Nas redes sociais, esse fenômeno negativo é especialmente forte, razão pela qual o TikTok tem se empenhado em combatê-lo.

Hoje (9), a companhia lançou a campanha #CultiveGentileza, um movimento global de conscientização sobre a perseguição online. Com uma série de vídeos criativos, a plataforma pretende incentivar a gentileza como um gesto comum no cotidiano da rede.

Continua após a publicidade

Segundo o TikTok, a decisão foi motivada pela experiência negativa que algumas pessoas enfrentam, que persistem mesmo quando elas fecham o aplicativo. A conta @masterclassbr terá um conjunto de vídeos animados para retratar histórias reais de seis criadores de conteúdo com “experiências diversas”.

A ideia é oferecer diferentes perspectivas sobre formas de combater o bullying. Um dos enfoques destacados pela plataforma é o impacto não intencional desse comportamento nos outros. Muitas vezes, a pessoa que intimida a outra não faz por maldade, e nem percebe que está fazendo algo terrível — os vídeos podem alertá-la sobre o comportamento inadequado.

Esses são os temas listados pelo TikTok:

Continua após a publicidade
  • "Bloqueie os agressores": @milkymichii revela como ela lida com duetos rudes e não gentis.
  • "Por que você faria isso?": @recokh compartilha como suas inseguranças estão por trás do desejo de ser cruel com os outros e como navegar por esses sentimentos.
  • "Comentários que quero guardar": @kellyemmrich mostra como superar os comentários negativos, concentrando-se nas comunidades positivas sobre ela.
  • "Afaste-se": @amyrightmeow dá conselhos sobre o que fazer quando as pessoas intencionalmente deturpam seus pensamentos.
  • "Poder das Palavras": @rosie.gif explora o impacto que as "microagressões" podem ter e pede para que as pessoas pensem antes de postar e compartilhar.
  • "O que não queremos ver": @king.science incentiva as pessoas a tratarem umas às outras com cuidado e compaixão.

Além das animações todas caracterizadas, cada qual com seus estilos próprios, os criadores de conteúdo mostram sua cara ao final dos vídeos para trazer sempre alguma mensagem importante. É aquela velha história que os pais geralmente ensinam para os filhos: não faça com o outro o que você não quer para você.

Combate às experiências ruins

Com um público-alvo bastante jovem, o TikTok tem liderado esforços mundiais para combater o abuso, a exploração sexual e as atitudes indesejadas contra jovens na plataforma. Os desenvolvedores já criaram ferramentas para denúnciar e excluir comentários negativos e bloquear perfis que insistem no ato.

Continua após a publicidade

Outra adição recente foi o bloqueio do contato entre contas de adolescentes e perfis de adultos desconhecidos. Além disso, a rede tem lançado regularmente cartilhas e materiais informativos para auxiliar os pais e responsáveis na orientação do que os pequenos veem na internet.