Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Experimento em vídeo revela segredo do algoritmo do TikTok; assista

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Julho de 2021 às 15h35

Link copiado!

Hello I'm Nik/Unsplash
Hello I'm Nik/Unsplash
Tudo sobre TikTok

A maioria das pessoas sabe que os algoritmos de redes sociais como o TikTok são programados para oferecer conteúdos com base nos seus gostos. Mas você já parou para pensar porque ele entrega vídeos sobre o seu time de futebol em vez dos outros? Ou, porque você vê tantas receitas sobre sushi quando está com vontade de comer?

Isso se deve ao mecanismo algorítmico criado para tentar acertar o que você quer. Ele é extremamente complexo, do ponto de vista técnico, mas muito simples de se compreender na prática. O Wall Street Journal produziu matéria explicativa em um vídeo de 13 minutos capaz de resumir exatamente o que o TikTok faz para acertar o seu coração.

Continua após a publicidade

Segundo a reportagem, a rede social só precisa saber a quantidade de tempo que você assiste a determinado conteúdo. A cada segundo passado nesta visualização, ou que você assiste novamente, vai gerar uma pontuação: quanto mais você ficar vendo dancinhas, mais elas vão surgir para você.

O teste envolveu a criação de várias contas bot no TikTok com atribuição de interesses diferentes — aqueles que o usuário escolhe antes de começar na plataforma efetivamente. Quanto mais vídeos os perfis fake assistiam, pulando uns e retornando a outros, mais afinado o algoritmo ficava para mostrar aquilo que havia sido pré-determinado.

Fatores como localização tem um impacto significativo nas recomendações do algoritmo, mas o impacto da quantidade de tempo é superior a isso. Mesmo com vídeos em outros idiomas, se você assistir várias vezes ao mesmo vídeo (ou a outros bem parecidos) começará a ver a linha do tempo lotada deles.

Sucesso incomparável

Continua após a publicidade

O TikTok é o app mais baixado na Play Store e na App Store há vários meses — ele foi o primeiro app não Facebook a bater 1 bilhão de downloads. O resultado disso é a popularidade do formato de vídeos curtos, somado ao sistema de monetização implantado pela plataforma e ao algoritmo de recomendação afinado.

O problema deste último é justamente o potencial de rápida "viralização" na rede, o que pode potencializar conteúdos negativos com muito mais facilidade. Além disso, a moderação tem mais trabalho, porque precisa agir antes que seja tarde demais.

Se você se interessa pela plataforma, assistir ao vídeo do Wall Street Journal é uma solução recomendada para entender o seu funcionamento. Depois disso, não esqueça de deixar suas impressões nos comentários abaixo.

Fonte: Wall Street Journal