TikTok amplia segurança com nova seção dedicada a boatos e desafios perigosos

TikTok amplia segurança com nova seção dedicada a boatos e desafios perigosos

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 23 de Fevereiro de 2022 às 05h05
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Em novembro de 2021, o TikTok compartilhou os resultados de um projeto global que tinha como objetivo entender melhor como os adolescentes se envolvem com desafios e boatos potencialmente prejudiciais na internet — para poder assegurar um ambiente mais seguro para esses usuários. E nesta quarta-feira (23), a rede social divulgou seus planos para alcançar esse fim.

A primeira novidade anunciada pela plataforma é que para auxiliar na busca de adolescentes, pais e educadores sobre informações de desafios e boatos online, o TikTok estará implementando uma sessão específica sobre este tópico na sua Central de Segurança — com tudo disponível em português.

Caso os membros da comunidade tentem pesquisar conteúdo apontado como um boato ou desafio potencialmente prejudicial, eles serão direcionados para um novo guia no aplicativo que incentiva as pessoas a seguir um processo de quatro etapas antes de se envolver com desafios online. Já conteúdos que violam as Regras de Comunidade do TikTok continuarão sendo banidos.

A nova tela de alerta sobre conteúdos perigosos do TikTok. (Imagem: Divulgação/TikTok)

Ainda no campo de como alertar e explicar os possíveis perigos de desafios online, o TikTok também anunciou que trabalhou com a psiquiatra clínico infantil Dr. Richard Graham e com cientista comportamental especializada em prevenção de riscos na adolescência Dra. Gretchen Brion-Meisels para melhorar a linguagem usada em alertas exibidos em vídeos potencialmente arriscados, como acrobacias realizadas por profissionais.

Maior facilidade em denunciar problemas ao TikTok

As novidades se juntam a outro anúncio feito pelo TikTok no começo de fevereiro: mudanças na estrutura das Diretrizes da Comunidade da plataforma, destacando atos perigosos e desafios em uma categoria de política dedicada, em um esforço para conscientizar a comunidade da rede social nesses tópicos.

Agora, o próximo passo será dado, com o TikTok trabalhando para refletir essas mudanças nas diretrizes no menu de denúncia de vídeos, ajudando a comunidade da rede social a denunciar conteúdo que incentiva a participação em desafios online potencialmente perigosos de forma mais rápida e fácil.

“Essas etapas representam a próxima fase em nosso compromisso contínuo de apoiar cuidadores, professores e jovens. Acreditamos que a colaboração e a transparência nos ajudarão a criar um espaço online seguro e onde a criatividade e a alegria possam prosperar” afirma a empresa, em comunicado enviado para o Canaltech.

Todas as novidades do TikTok são acompanhadas de novas iniciativas da rede social em relação a apoio de pesquisas sobre a proteção de jovens, com a empresa se comprometendo a fazer um investimento financeiro Centro de Pesquisa Jovem e Resiliente da Western Sydney University para incentivar esse tipo de estudo, e também de campanhas dentro de sua própria plataforma visando conscientizar os jovens sobre os perigos de desafios da internet.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.