Qual é o limite de caracteres do Twitter?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O limite de caracteres do Twitter já mudou algumas vezes desde o lançamento da rede social. O começo da plataforma foi marcado pelas mensagens curtas, mas já é possível encontrar grandes textos num único tuíte.
- Twitter Verificado | Entenda os selos azul, dourado e cinza
- Como deixar o Twitter privado | Guia Prático
O Twitter divide os limites entre duas categorias: para usuários regulares e assinantes do Twitter Blue. Quem adquire o serviço pago da rede social tem direito a criar publicações extensas, com dezenas de milhares de caracteres.
Qual o limite de caracteres para todas as contas do Twitter?
Qualquer perfil criado no Twitter pode enviar publicações com até 280 caracteres e até quatro arquivos de mídia (imagens estáticas e vídeo) ou um GIF. Além do texto, ainda é possível adicionar enquetes com até quatro itens para votação.
Por muitos anos, o limite foi de 140 caracteres porque o Twitter funcionava como base em textos de SMS — as mensagens de texto podiam comportar até 160 toques, mas a rede reservava 20 deles para informações sobre a conta. A primeira grande mudança veio somente em 2017, com a alteração para o dobro da capacidade.
Qual o limite de caracteres no Twitter Blue?
Assinantes do Twitter Blue podem criar tuítes com até 25 mil caracteres. Para efeito de comparação, isso equivale a aproximadamente 3.750 palavras ou um texto de sete páginas do Word. É por isso que várias contas com o selo de verificado conseguem criar publicações muito longas na plataforma.
Para acompanhar o anúncio da mudança de caracteres, a engenheira do Twitter Praichi Poddar usou todo esse limite para colar um texto de Lorem Ipsum:
A ampliação começou em fevereiro de 2023 — na ocasião, o Twitter anunciou o limite de até 4 mil caracteres por publicação para assinantes do Blue. A quantidade aumentou para 10 mil caracteres dois meses depois e chegou à marca de 25 mil toques em junho do mesmo ano.
Twitter Articles
A Rede Social do Passarinho também desenvolve uma função para comportar grandes conteúdos de texto chamada Twitter Articles. O serviço foi anunciado em 2022 com o nome de Notes, mas foi reformulado um ano depois e segue em fase de testes, mas deve surgir como outro recurso do plano Blue.
Segundo Elon Musk, a ferramenta permitiria combinar arquivos de mídia diferentes e até publicar um livro. Ainda não existem mais informações sobre o lançamento.
Se toda essa conversa sobre Twitter Blue ainda é confusa, você pode saber mais sobre o serviço de assinatura.