Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Orkut acabou? Vestígios da rede social desapareceram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2024 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Orkut
Reprodução/Orkut

O Google encerrou o Orkut em 2014 para se dedicar a outros produtos, como YouTube, Blogger e Google+. Na época, a empresa deixou um arquivo com as comunidades mais populares no ar por algum tempo, porém, essa opção foi removida e hoje não há mais nenhum vestígio da rede social disponível na internet anos depois. Entenda por que a rede chegou ao fim e também saiba o que veio depois da plataforma do Google.

Por que o Orkut foi descontinuado?

O fim da rede social foi decretado em junho de 2014. Na época, o então diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher, explicou que a empresa tomou a decisão para se concentrar em outras plataformas em crescimento. 

Continua após a publicidade

“Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut”, disse o executivo em um comunicado no blog do Google. “Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.”

Como foi o fim do Orkut?

O Orkut foi encerrado em 30 de dezembro de 2014, mas a empresa deixou de receber novos cadastros ainda em junho daquele ano. Até setembro de 2016, era possível exportar informações do perfil, mensagens de comunidades e fotos através do Google Takeout.

Algumas coisas não foram retiradas do ar de primeira. No dia do desligamento do Orkut, as comunidades públicas permaneceram online em um arquivo digital para manter a memória viva. Contudo, o acervo já não está mais disponível na internet.

Qual rede social substituiu o Orkut no Brasil?

Com o fim do Orkut, o Facebook triunfou no Brasil. Um levantamento da Experian Hitwise em 2013 mostrou que, a plataforma perdeu cerca de 95% dos acessos no Brasil nos seus últimos anos de vida. Segundo o estudo, a rede social de Mark Zuckerberg assumiu a dianteira na época.

O encerramento do site, no entanto, não significou a desistência do Google no mercado de redes sociais. Nos anos 2010, a empresa chegou a investir no Google+, que não vingou e foi desligado em 2018 junto a um escândalo de vazamento de dados. Já o Blogger permanece de pé, mesmo sem receber muita atenção da empresa.

Continua após a publicidade

Além do Brasil, o Orkut fez sucesso em outros países, como a Índia e a China, nos seus últimos momentos de vida. No entanto, durante o lançamento, metade dos acessos vinham dos Estados Unidos.