Publicidade

Quem é Orkut Büyükkökten?

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Criador da rede social que levava seu nome, Orkut Büyükkökten é um engenheiro de software turco, formado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, ex-engenheiro de produto do Google e um entusiasta das comunidades online.

Büyükkökten foi responsável pelo lançamento do Orkut, que ficou no ar entre os anos 2004 e 2014, e também da Hello (2016-2022). Além disso, o desenvolvedor advoga sobre as boas práticas nas redes sociais e defende as causas LGBTQIA+.

Sobre Orkut Büyükkökten

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Orkut nasceu na Turquia, em 6 de fevereiro de 1975. Ele se formou em ciência da informação pela Universidade Bilkent e posteriormente fez mestrado e doutorado em ciência da computação pela Universidade de Stanford.

No início de sua trajetória profissional, o engenheiro de software criou uma rede social própria para a Universidade de Stanford, chamada Club Nexus. Em seguida, ele expandiu seu projeto com a inCircle, uma rede social voltada para ex-alunos da mesma universidade. Para comercializar esses produtos, Büyükkökten fundou a Affinity Engines.

Orkut.com e Hello

Ao deixar a Affinity Engines e entrar para o Google, Orkut Büyükkökten se dedicou a criar – em paralelo às suas funções principais na empresa – um serviço de rede social para todos. Por decisão de Marissa Mayer, diretora de produtos do Google na época, o projeto levou o nome do seu criador — e assim nasceu o Orkut.com.

Em 2004, Büyükkökten e o Google foram processados por apropriação indébita pela antiga companhia dele, que acusou o desenvolvedor de ter usado os códigos criados para a Affinity Engines para lançar o Orkut. A ação foi encerrada em 2006.

Após anos de sucesso (especialmente no Brasil e na Índia), o Orkut não sobreviveu à concorrência e foi descontinuado em 2014. Nesse ano, a fortuna de Büyükkökten alcançava US$ 10 milhões.

Continua após a publicidade

Em 2016, o desenvolvedor lançou a Hello, uma aposta diferente de rede social que conectava os usuários através de afinidades por temas, como animais de estimação, esportes ou livros. O projeto ficou no ar somente em alguns países, incluindo o Brasil, até abril de 2022.

Ao desativar a Hello, Orkut Büyükkökten deixou uma mensagem aos usuários informando que prepara um novo projeto com base nos dados e no conhecimento adquirido com as antigas redes sociais.

Para ele, é importante encontrarmos uma forma melhor de nos relacionarmos virtualmente e frequentemente compartilha sua preocupação sobre as redes sociais da atualidade.

“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula”, escreveu Orkut ao desativar a Hello.

Continua após a publicidade

Inclusão e Diversidade

Orkut Büyükkökten é abertamente gay e militante da diversidade e inclusão. Ele foi casado com Derek Holbrook por cerca de sete anos, mas o casamento terminou com um processo de Derek contra Orkut alegando quebra de contrato e delitos relacionados decorrentes da dissolução da união.

De 2019 a 2021, o engenheiro se tornou colunista no site brasileiro Gay Blog Br, voltado ao público LGBTQIA+, onde escreveu sobre suas experiências homoafetivas — inclusive com brasileiros em suas passagens pelo país. Em 2021 e 2022, Orkut também foi colunista do Canaltech.

Continua após a publicidade

Após esse período, Büyükkökten reduziu sua presença na internet e nas redes sociais, mantendo apenas postagens esporádicas no Instagram.