Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 motivos para não comprar seguidores no Instagram

Por| Editado por Bruno Salutes | 08 de Maio de 2022 às 17h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Comprar seguidores no Instagram é a solução encontrada por alguns usuários que tentam aumentar sua presença na rede social. Só que a prática pode ter o efeito contrário, pois, além de violar as políticas de uso da plataforma, diminui o engajamento.

Às vezes pode parecer tentador querer ter mais gente seguindo o perfil no serviço sem precisar de muito esforço. No entanto, ao colocar os prós e contras na balança, não vale tanto a pena. Conheça na lista abaixo razões que mostram por que comprar seguidores no Instagram é ruim.

6 motivos para não comprar seguidores no Instagram

Continua após a publicidade

1. Viola as diretrizes e termos de uso do Instagram

O primeiro item da lista se baseia no que o próprio Instagram destaca sobre o assunto: qualquer prática de spam ou obtenção artificial de interações (curtidas, postagens, seguidores) pode ser considerada como uma violação às Diretrizes da Comunidade, os Termos de Uso e as Políticas de Uso da plataforma.

Contas que de alguma forma violem essas regras sofrem vários tipos de punição. As mais leves incluem a remoção das curtidas, seguidores e comentários que não foram feitos por usuários reais. Porém, casos mais graves levam a períodos de suspensão ou ao banimento permanente do Instagram.

2. O número de seguidores aumenta, mas depois cai

Continua após a publicidade

Ao comprar seguidores no Instagram, o número de perfis te seguindo na rede social podem aumentar drasticamente de uma hora para outra. Entretanto, o Instagram possui ferramentas de inteligência artificial que são capazes de identificar movimentos suspeitos, incluindo um salto repentino no seu número de seguidores.

Não só isso: a rede social pode eliminar esses perfis criados por bots, o que significa que o aumento momentâneo na quantidade de “pessoas" te seguindo não serviu de nada.

3. A taxa de engajamento é reduzida

Continua após a publicidade

Possivelmente, o que todo mundo quer ao comprar seguidores no Instagram é elevar a taxa de engajamento. Acontece que essa característica não depende só de números, mas sim de interações reais entre pessoas de verdade, e não robôs ou falsos seguidores.

Por esta razão, não adianta ter um perfil com muitos milhares de seguidores que não curtem, não comentam e não promovem nenhum engajamento orgânico. Mesmo ao comprar seguidores reais no Instagram, dificilmente eles estarão engajando de forma constante.

4. Seu perfil deixa de ser relevante para o algoritmo

Seguindo o gancho da taxa de engajamento, outra consequência direta da prática de comprar seguidores no Instagram é a baixa aderência de conteúdos em perfis com falsos seguidores.

Continua após a publicidade

O algoritmo do Instagram prioriza destacar postagens que bombam no engajamento — desde o número de curtidas e comentários, aos compartilhamentos e quantidade de vezes que o conteúdo foi salvo pelos usuários. Você pode ter milhares de seguidores fakes. Mas se ninguém interage, o algoritmo do Instagram entende que seu perfil não tem relevância.

5. As métricas de desempenho não são reais

Além do baixo engajamento nas postagens, comprar seguidores no Instagram por mascarar o alcance real da sua conta na plataforma. Como a maioria dos seguidores fakes se misturam com os usuários de verdade, não é possível usar as métricas do serviço para elaborar estratégias de crescimento. Fica até confuso entender quais posts tiveram melhor desempenho.

Continua após a publicidade

6. Você perde credibilidade no Instagram

Não é difícil reconhecer perfis que preferem comprar seguidores no Instagram em vez de crescerem de forma orgânica. A conta pode ter milhares de seguidores, mas os posts dificilmente saem de poucas dezenas de curtidas e comentários.

Esse tipo de perfil não transmite credibilidade, e as consequências geram um efeito “bola de neve”: o engajamento é baixo; marcas não vão querer associar seus nomes com o perfil; e se a conta vende produtos, é pouco provável que ela seja vista com confiança por usuários reais, que provavelmente comprarão em outro lugar.

Comprar seguidores no Instagram: vale a pena?

Continua após a publicidade

Essa foi apenas uma lista com algumas razões pelas quais você não deveria comprar seguidores no Instagram. Mas é sempre bom reforçar: a prática não vale a pena. O mais indicado é evitar práticas como essa, de caráter duvidoso, a correr o risco de perder dinheiro ao comprar seguidores ou ainda ter a conta banida no aplicativo.