4 dicas para "bombar" seu Instagram

Por Joyce Macedo

O Instagram já conta com cerca de 300 milhões de usuários mensais, mas você sabe como se destacar em meio a tantas pessoas e aparecer entre aqueles que mais recebem "likes" nessa famosa rede de compartilhamento de imagens? Existem alguns passos importantes que devem ser seguidos por aqueles que querem ficar famosos no universo do Instagram e conquistar seguidores, comentários e curtidas.

Se as dicas não derem certo, pelo menos seus amigos vão ver o quão incrível sua vida é (ou aparenta ser)!

Leia mais: Instagram ultrapassa Twitter e atinge a marca de 300 milhões de usuários

Não dá para negar: o sucesso do Instagram está relacionado ao narcisismo. Mas ele também pode ser um exercício interessante para conectar as pessoas através de ótimas fotos – às vezes nem tão boas assim, convenhamos – ou determinados assuntos aos quais as imagens se referem, como arte, comida, moda, etc. Seja lá qual for a sua intenção, o ReadWrite tem quatro dicas importantes para você que quer levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima no seu Instagram.

1. Melhore seu conteúdo

Em primeiro lugar, se você quer ser notado, tenha a certeza de que seu perfil esteja definido como público e não privado, assim você não restringe o alcance de suas imagens e pode angariar mais seguidores. Em segundo lugar, sua biografia é a primeira coisa que as pessoas vão ver, portanto escreva algo que seja ao mesmo tempo conciso e que mostre um pouco da sua personalidade.

Sem dúvidas você quer fazer o upload das suas melhores imagens para o seu perfil. Sabemos que é tentador carregar todas as fotos da noite passada (que deve ter sido realmente incrível), mas é provável que você consiga provocar mais irritação do que curiosidade. Em outras palavras: não seja um spammer.

Escolha um local apropriado para tirar fotos bem iluminadas, limpas e com grandes proporções. Usuários do Instagram procuram por fotos bonitas, por isso é importante que você carregue para seu perfil apenas as melhores imagens quando se trata de definição, exposição e composição.

Preste atenção no feedback de seus seguidores, veja o que está funcionando e o que não está. Preste atenção se a foto da sua nova caneca tem pouquíssimos likes enquanto a foto do seu cachorrinho lindo tomando banho é um verdadeiro sucesso. Tome nota dessas tendências e tente discernir padrões na forma como as pessoas respondem às suas postagens. Além disso, lembre-se que os usuários do Instagram têm uma tendência ao voyeurismo, portanto opte por postar mais imagens sobre o seu estilo de vida e fotos pessoais.

2. O momento certo

Use o Statigr.am, um site que te ajuda a gerenciar o seu Instagram, para ver qual é o melhor horário para você postar fotos. Ele recolhe os dados do seu Instagram e fornece gráficos para mostrar a análise de conteúdo e engajamento. Ele mostra basicamente todas as estatísticas do seu Instagram em um infográfico útil, incluindo informações como o número de fotos que você postou, quantas "curtidas" e comentários você recebeu, e quantas vezes você usou cada filtro do Instagram.

Sua melhor aposta é liberar uma foto em um momento oportuno, quando seus seguidores estão ativos e interagindo com a rede social. O melhor horário para cada usuário postar suas fotos pode variar de acordo com o perfil de seus seguidores, por exemplo.

3. #hashtags

A tag que você coloca em sua foto é o elo da sua pequena imagem com todo o restante do universo do Instagram (ou Instaverso, se preferir). As hashtags certas podem dar uma exposição imensa às suas fotos, deixando-as abertas para serem descobertas. Marcar uma foto com a hashtag apropriada permite que você figure entre os mais populares do momento na rede social.

O Top 10 de hashtags no Instagram não apresenta grandes mudanças há algum tempo, mas pense duas vezes antes de adotá-las. Por exemplo, #love, #cute ou #girl só vão colocar sua foto em uma piscina repleta de centenas de milhões de outras pessoas que usam exatamente a mesma tag. Portanto, seja criativo e pense sobre qual hashtag cairia como uma luva para o público que mais tem a ver com sua imagem.

Importante: colocar uma dúzia de hashtags em uma mesma foto não vai atrair mais seguidores, e pode até mesmo espantá-los devido ao exagero. O ideal para cada imagem é ter entre uma e três hashtags, sendo cinco o limite do aceitável.

4. Seja social!

Se você quer se destacar no Instagram, você não pode simplesmente sentar na frente do computador, fazer o login e esperar que as pessoas venham até você. Ao seguir outros usuários, curtir e comentar fotos, você com certeza conseguirá que algumas dessas pessoas o sigam de volta. Encontre amigos com a ajuda da função "explorar" do Instagram, mas também veja os usuários sugeridos e convide seus amigos que ainda não fazem parte do Instagram para participar da rede social. Utilize seus demais perfis em outras redes sociais para republicar fotos do Instagram, maximizando assim o seu alcance.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.