O que é alcance no Instagram e dicas para aumentá-lo

Por André Lourenti Magalhães | 24 de Julho de 2020 às 17h00
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Se você trabalha ou vive em contato com redes sociais, já deve ter ouvido falar sobre o alcance, termo presente em redes como o Facebook e o Instagram. Trata-se de um dos medidores de performance mais importantes na análise do engajamento digital, especialmente no ambiente das redes sociais, e um grande diferencial para promover uma marca ou produto.

O que é o alcance?

O alcance é uma estimativa do Instagram de quantas contas visualizaram a publicação pelo menos uma vez, seja no Feed ou nos Stories. Com essa métrica, é possível entender quantas pessoas foram atingidas por uma publicação, mesmo que não tenham interagido diretamente com esse conteúdo. Tome cuidado para não confundir com o número de impressões: esse termo inclui o número de visualizações que podem partir da mesma conta.

Existem diversos fatores envolvendo o algoritmo da rede social que interferem no alcance de uma publicação: o tipo de público direcionado, o formato do conteúdo, o momento da publicação, entre outros. Para veicular anúncios no Instagram, é uma das métricas levadas em consideração para medir resultados e consultar a eficácia da propaganda.

Como aumentar o alcance no Instagram

Conheça seus resultados

Rede social informa detalhes sobre o alcance (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O próprio Instagram permite analisar os números de alcance de publicações individuais ou do perfil como um todo em contas comerciais. Para isso, abra o menu no aplicativo e selecione "Informações". Nessa área, é possível visualizar a quantidade de pessoas alcançadas e a origem desses acessos: por hashtags, anúncios, feed de publicações, diretamente pelo perfil e outros. Tendo esses dados, é importante analisar quais são as formas que trazem melhores resultados para montar a melhor estratégia possível para as redes sociais.

Utilize hashtags

Explore e filtre as hashtags mais adequadas (Foto: Reprodução/André Magalhães)

As hashtags são uma boa maneira de expor seu conteúdo para um público que ainda não segue o perfil. Isso acontece porque a rede permite seguir hashtags e ter acesso às principais postagens sobre cada tendência. Pesquise quais assuntos estão mais relacionados com sua marca e veja a popularidade dentro da rede. Atente-se apenas para a quantidade de termos usados: muitas hashtags podem deixar uma publicação extensa e perder relevância.

Publique constantemente e varie os formatos

Confira os melhores dias para atingir sua audiência (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Ter um fluxo de publicações ajuda a manter o perfil ativo e relevante para o algoritmo. Para auxiliar, as métricas do Instagram conseguem definir quais são os melhores dias e horários nos quais a maior parte do público está online. Utilize essas informações para postar em momentos mais oportunos e conseguir alcançar um bom número de pessoas.

Distribua o conteúdo entre Feed, Stories e IGTV (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Além disso, é importante usufruir das possibilidades que a rede social oferece. Evite publicar apenas no Feed ou apenas nos Stories e procure encontrar um equilíbrio entre esses formatos. As lives, em alta durante o período de isolamento social, também são uma opção para expandir ainda mais o alcance. Procure trazer conteúdo rico para todos esses formatos da rede.

Veicule anúncios na rede social

Essa opção envolve gastos, mas traz os melhores resultados. O resultado orgânico - aquele vindo através do conteúdo publicado regularmente no perfil - é menor do que o resultado pago, vindo de anúncios. Além disso, a plataforma do Instagram for Business possibilita a criação de campanhas e anúncios voltadas para o objetivo de aumentar alcance, proporcionando uma ação mais direta e eficaz.

Fonte: Instagram

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