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6 táticas que vão melhorar o engajamento do seu público no Instagram

Por| 16 de Agosto de 2016 às 21h32

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6 táticas que vão melhorar o engajamento do seu público no Instagram
6 táticas que vão melhorar o engajamento do seu público no Instagram
Tudo sobre Instagram

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos das mídias sociais ao redor do mundo, o Instagram ascendeu rapidamente como um canal obrigatório a ser utilizado para que as empresas se conectem com os seus clientes.

O aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos registra mais de 70 milhões de uploads de fotos a cada dia e, de acordo com a Forrester, em sua análise de 2015 das 50 maiores marcas do mundo, o Instagram permanece o líder absoluto na taxa de interação por seguidor (2.2% para o Instagram contra 0,22% para o Facebook).

Em resumo, existe um enorme potencial de engajamento com o seu público aqui.

Eu vou detalhar os 6 métodos mais fáceis que você pode começar a aplicar hoje para incrementar o engajamento com os seus fãs e fazer crescer o seu número de seguidores.

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1. Tenha sempre uma chamada para a ação (CTA).

Essa chamada para a ação diz aos seus seguidores exatamente o que você quer que eles façam. Com o Instagram você possui algumas escolhas com as quais pode ser criativo e explorá-las: seja colocando a chamada para a ação na legenda da imagem ou criando imagens que já trazem um texto dentro delas.

Tente postar fotos dos seus produtos e pedir para que os seus fãs deem um duplo clique nos seus preferidos – qualquer duplo clique vai resultar em um like.

Você pode também pedir aos seus seguidores para marcar alguém que pode gostar de certo produto, ou marcar o seu melhor amigo, etc. Os seus seguidores mais dedicados vão logo embarcar na sugestão.

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2. Alcance mais pessoas com hashtags.

Eu amo hashtags.

As hashtags são uma das melhores formas de se destacar no Instagram. Você também pode utilizá-las para encontrar pessoas relevantes que ainda não estão te seguindo. As hashtags ajudam os usuários a encontrarem conteúdos de seu interesse, pois elas organizam imagens e vídeos relacionados que utilizam certas hashtags específicas – e você pode criar qualquer hashtags que você quiser.

Apenas se assegure de fazer uso de hashtags de assuntos relevantes (e relevantes para o seu público, algo que eles estariam interessados em procurar mais).

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Você pode também se valer da popularidade de hashtags que já existem e que funcionam em diferentes mercados, como #TBT (Throwback Thursday).

Se você quer gerar engajamento, você tem que fazer tudo o possível para ter o seu conteúdo exposto para as pessoas certas no momento certo. As hashtags são a melhor forma de se fazer isso.

3. Faça experimentações com as suas legendas.

O Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos, mas você pode utilizá-lo como uma plataforma para expor a mensagem escrita.

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Fisgue a atenção do seu público com uma foto bonita e faça a conexão com uma excelente história. Você tem 2.000 caracteres para utilizar, então tente fazer algo de diferente com as suas legendas e extraia o melhor de cada caractere à sua disposição.

Nunca subestime o impacto que as palavras podem ter. As campanhas mais bem sucedidas são movidas por uma combinação de imagens e palavras poderosas.

Algumas vezes, legendas curtas também dão certo. Teste e veja o que funciona melhor com os seus seguidores.

Não esqueça de mencionar o link na bio do seu Instagram. O Instagram proíbe o uso de links nas suas legendas, mas você pode alterar o link da sua bio a qualquer momento e utilizar uma chamada para a ação para direcionar o tráfego de acessos para aquele link.

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4. Seja Ativo no Instagram!

Você já teve aquele sentimento de que alguns dos seus amigos nunca tiram um tempo para falar com você ou para sair, e então você se dá conta de que, na verdade, é você quem nunca tirou um tempo para tomar a iniciativa de chamá-los para alguma coisa?

O Instagram funciona da mesma forma. Você não pode sempre esperar que a iniciativa da interação parta dos seus fãs. Se você quer aumentar o engajamento deles você precisa incentivá-los ativamente.

Não apenas use hashtags para distribuir conteúdo. Utilize-as para encontrar discussões relevantes e participe.

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Quando você dá like ou comenta no post de outros usuários eles recebem uma notificação.

Então é provável que olhem o seu perfil e, se eles gostarem do conteúdo que você está compartilhando, assim como do modo como você está interagindo, eles provavelmente vão segui-lo de volta – especialmente se você tomou a iniciativa de segui-los primeiro.

Em alguns casos, os seguidores deles verão o seu comentário e farão a mesma coisa. Esse é um ótimo jeito de acumular seguidores de forma orgânica e melhorar o seu alcance e o engajamento do seu público.

5. Promova o seu Instagram em suas outras redes sociais.

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Há uma boa chance de você estar fazendo marketing em redes sociais além do Instagram. Você já informou aos seus fãs e seguidores dessas outras redes de que você possui uma conta no Instagram?

Assim que você estiver postando conteúdos no Instagram, comece a compartilhar os seus posts em outros lugares. É uma excelente forma de aumentar o seu número de seguidores e de encorajar outras pessoas a descobrirem aquilo que você está compartilhando.

O Facebook se conecta bem ao Instagram para fazer uma divulgação cruzada (cross- promotion) do seu conteúdo, assim como o Twitter, o Tumblr e o Flickr. Todos eles possuem botões de divulgação diretamente no Instagram quando você está postando um novo vídeo ou uma nova imagem.

No entanto, não deixe se limitar por isso. Seja criativo no seu marketing no Instagram.

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Você pode interagir com os seus fãs em praticamente qualquer plataforma com o fim de direcioná-los para a sua conta no Instagram.

Entre no Periscope e no Snapchat e diga para as pessoas que estão lhe assistindo para que elas entrem no seu Instagram se desejam ter ótimas dicas, conselhos e mais conteúdos excelentes.

6. Faça posts nos momentos certos.

Há, definitivamente, momentos certos e errados para se postar conteúdo no Instagram. O mesmo vale para as mídias sociais.

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Se você quer que as pessoas se envolvam e participem então elas precisam ter um contato efetivo com o seu conteúdo. Muitos usuários preferem utilizar as mídias sociais durante um horário específico do dia e, portanto, se você concentrar a publicação do seu conteúdo nesses momentos, você não apenas vai conseguir mais comentários e likes, mas também, no geral, um maior tráfego de referências.

Cada canal de mídia social é um pouco diferente. De acordo com o TrackMaven, o engajamento dos usuários no Instagram é bem consistente ao longo da semana com a exceção do pico de acessos nas segundas-feiras (após uma pequena queda no domingo).

Um ótimo infográfico do QuickSprout revela algumas informações interessantes sobre o momento oportuno para se fazer postagens; durante as horas de trabalho, uma média de 22,5 seguidores de cada 1.000 interagiram com vídeos postados pelas 500 maiores empresas segundo a Fortune. Durante as horas de lazer, 33,4 em cada 1.000 seguidores interagiram com o conteúdo.

As 500 maiores empresas na classificação da Fortune costumam postar principalmente durante o horário comercial, com a publicação de conteúdo atingindo picos entre as 15h e as 16h.

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Isso não quer dizer que esta seja a hora correta para você postar. O seu público é único.

Faça uma pesquisa para descobrir quando é que os seus seguidores estão mais ativos e então marque o seu cronograma de postagens para essas horas, para maximizar o engajamento do seu público por post.

Conclusão

Com mais de 300 milhões de usuários ativos no Instagram não é nenhuma surpresa que 40% das 100 maiores empresas segundo a Fortune estão entrando nessa plataforma para ampliar o seu alcance. Com a abordagem certa você pode obter um ótimo retorno para os seus esforços e realmente aumentar o engajamento do seu público.

Comprometa-se com a meta de compartilhar um conteúdo de ótima qualidade, aumente o engajamento dos seus seguidores com a sua marca e mantenha-se consistente para começar a ver os resultados ainda hoje.

Quais tipos de post e conteúdos do Instagram são mais eficientes para você?