Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pinterest reformula feed, foca nos "stories" e lança fundo para criadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 08h00

Link copiado!

(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Tudo sobre Pinterest

O Pinterest lançou nesta quarta-feira (20) um conjunto de soluções para oferecer mais recursos para o criador de conteúdo, aprimorar a qualidade dos conteúdos, trazer engajamento e monetizar a produção. A plataforma também pretende entregar novas formas de as pessoas assistirem a vídeos e comprarem conteúdos dos seus perfis favoritos.

A principal novidade é a reformulação do feed inicial para reparti-lo em duas opções: "Procurar" ou "Assistir". No segundo caso, o mais inovador, serão exibidas apenas Idea Pins em tela cheia, os "stories do Pinterest", para que as pessoas possam interagir com conteúdos mais recentes e inéditos dos criadores, conforme as preferências de cada um.

Continua após a publicidade

Já a aba Procurar deve manter o feed tradicional da rede social, porém com algumas melhorias na exibição de conteúdos, como ícones maiores e refinamento dos pins. Não está muito claro o que mudou, mas aparentemente houve uma melhor calibragem do algoritmo para entregar melhor experiência.

Além disso, a rede social deve produzir um espécie de programa original em formato de série para destacar os 100 criadores de conteúdo mais populares em dez países, no intuito de mostrar a representatividade dos usuários. Essa atividade vai até janeiro de 2022, com cada produção específica voltada para a educação, ensino e inspiração das pessoas — essa novidade deve ficar alocada na seção Inspiração diária" da aba "Pesquisar" a partir de amanhã. 

Mais foco nos "stories"

Em vez de focar em entretenimento e rolagem de tela, como ocorre no Instagram e no TikTok, o Pinterest quer estimular o usuário a interagir com os demais, o que ajuda a fortalecer comunidades sobre determinados assuntos.A rede social deve passar a associar as respostas das pessoas aos Idea Pins originais, que também poderão destacar os comentários mais úteis ou inspiradores — isso é chamado "versões" (takes, em inglês) e permitem que todos sejam criadores de conteúdo no Pinterest.

Continua após a publicidade

O usuário também poderá criar Idea Pins com uma nova gama de ferramentas de publicação como adesivos sazonais e interativos, faixas de música, recursos de de edição e gravação, além de um modo de prévia para dar aquela olhadinha de como ficou o material antes da publicação. Todos que interagirem com conteúdos alheiros devem se deparar com um código de comentário para reforçar as interações positivas, introduzido recentemente com o lançamento do Código de Conduta do Criador de Conteúdo.

Essas novas experiências serão liberadas para todos a partir de hoje no Brasil e demais mercados em que os Idea Pins estão disponíveis, tanto para o app no iOS quanto no Android e nas versões web e para desktops.

Continua após a publicidade

Monetização: ganhe dinheiro com Pins

Uma das adições mais esperadas do Pinterest deve chegar agora: o "Creator Rewards", antes conhecido como Creador Fund, vai remunerar os criadores que mais compartilharem suas produções e obtiverem engajamentos significativos com seu público. Por enquanto, ele está liberado apenas nos Estados Unidos, mas deve chegar ao Brasil e demais mercados internacionais em 2022 por meio da nova Central de Criadores de Conteúdo, na qual será possível gerenciar a presença a partir de ferramentas, dicas e dados preciosos de acessos.

O programa deve contar com um sistema de metas relacionadas a engajamento e inspirações para presentear pessoas que trazem ideias bacanas, como um jardim comunitário, um programa de bem-estar ou um novo look de beleza. Os critérios para conseguir essas "micro concessões" para projetos ainda não estão claras e só devem ser esclarecidas quando o programa começar a funcionar efetivamente.

O Pinterest reservou US$ 20 milhões (cerca de R$ 110 milhões) para investimento no Creator Rewards e em outras iniciativas de suporte aos criadores de conteúdo. A rede social também já tinha lançado no meio do ano as lojas virtuais para comercialização de produtos no próprio site.