Pinterest ganha novo recurso para ajudar você a escolher um novo penteado

Pinterest ganha novo recurso para ajudar você a escolher um novo penteado

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Agosto de 2021 às 12h19
Felipe Freitas/Canaltech

O Pinterest é uma rede social muito usada para inspirar pessoas em diversas atividades: decoração, viagens, maquiagem e, claro, cabelos. É justamente neste último que a plataforma decidiu apostar para o lançamento de uma ferramenta de pesquisa, com o objetivo de trazer maior ênfase para a chamada beleza inclusiva.

Os filtros de busca do site agora permitem pesquisar por seis tipos de cabelo variados: penteados protetores, crespos, cacheados, ondulados, lisos e raspados/careca. A ideia é associar essas categorias a termos genéricos de busca, como “penteados de verão”, “cabelo glamouroso” ou “penteados para cabelo curto”, para oferecer resultados mais precisos. Por exemplo: você pode ter cabelo crespo e querer tendências de penteados alongados, portanto não faria sentido exibir um corte liso estilo chanel.

Os filtros por tipo de cabelo trarão mais inclusão para a busca (Imagem: Divulgação/Pinterest)

Segundo o Pinterest, os filtros por tipo de cabelo são uma demanda constante dos usuários. A maioria das pesquisas é personalizada: “penteados protetores com cabelo natural torcido” ou “melhores cortes para cabelo ondulado grosso” são ótimos exemplos. Somente no último mês, foram mais de 120 milhões de buscas acerca do tema e cinco bilhões de Pins criados.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa nova tecnologia é derivada do recurso que focava em gama de tons de pele, lançado pela plataforma em 2018 e com ótima receptividade no mercado. Na época, a empresa usou o aprendizado de máquina de um aplicativo de beleza chamado ModiFace para treinar o algoritmo, o que evitaria erros como considerar uma pele branca com sombras escuras como pele negra e outros erros similares.

Trabalho alinhado ao público

Para o resultado ideal, a plataforma garante ter trabalhado em parceria com criadores de conteúdo BIPOC (pessoas negras, indígenas e não brancas) para entregar um produto realmente utilitário a esse público. Foi o caso da estilista editorial de cabelos e diretora artística global da Amika, Naeemah LaFond, que contribuiu para a experiência geral do usuário e a linguagem usada no produto.

Para saber o que seria necessário, o Pinterest ouviu quem entende do assunto (Imagem: Naeemah LaFond/Instagram)

“Essa nova ferramenta será um marco muito necessário para a equidade racial no mundo da codificação. Só a simples ideia de que não preciso me esforçar duas vezes mais para encontrar um penteado devido ao meu tipo de cabelo já é uma revolução. Tenho certeza de que, nos próximos anos, encontraremos formas de melhorar ainda mais o processo, mas estou animada porque, com o Pinterest, fizemos um avanço gigantesco”, explica LaFond.

O novo recurso está disponível no aplicativo para iOS e Android e liberado inicialmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Irlanda, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia. Outros países devem receber a novidade nos próximos meses, mas ainda não há uma previsão de quando as ferramentas devem desembarcar por aqui. Considerando a diversidade do povo brasileiro, os filtros de pesquisa do Pinterest tem tudo para fazer um imenso sucesso no Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.