Publicidade

Pesquisa registra queda no marketing de influência durante isolamento social

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash
Unsplash

Que a pandemia do novo coronavírus afetou a rotina das empresas e funcionários do mundo inteiro, isso não é novidade. O período de isolamento social resultou em situações jamais ocorridas antes, como os cinemas brasileiros não receberem nenhuma estreia pela primeira vez na história. A adaptação se tornou algo tão urgente para as pessoas, que alguns pais precisaram recorrer às babás virtuais para lidarem com os filhos em casa e até aplicativos de transporte sob demanda estão cumprindo medidas de segurança.

Pensar que serviços que dependem da internet estão lucrando com todo mundo em casa é praticamente inevitável. A Netflix, por exemplo, confirmou que o período levou a um aumento da audiência na plataforma, assim como o e-commerce, que dobrou o número de vendas no Brasil, consequentemente dando mais força a serviços, documentos e assinaturas digitais durante a pandemia.

Porém, esse pensamento pode ser um pouco precipitado, principalmente pensando nos Digital Influencers, a nova carreira que depende 100% do tamanho do retorno de suas curtidas, seguidores, comentários e afins. Uma pesquisa realizada pela Socialbakers observou uma queda de 41,9% no uso de hashtags como #ad e #publi pelos influenciadores brasileiros nas redes sociais em relação ao trimestre anterior.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O levantamento liga o baixo resultado à pandemia mundial. Em março, 11.341 influenciadores do Instagram usaram hashtags para indicar conteúdo pago/publicidade em seus posts, o número mais baixo desde agosto de 2019. No primeiro trimestre de 2020, os principais influenciadores foram propensos a serem mais naturais e autênticos com foco em situações do mundo real.

O estudo revela ainda um aumento significativo no tempo em que as pessoas ficam conectadas nesse período, bem como uma queda no custo de anúncios nas redes sociais.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*