Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é BeReal?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Outubro de 2022 às 18h35

Link copiado!

BeReal
BeReal

O BeReal é uma rede social de fotos instantâneas criada em 2019 e que virou febre entre brasileiros dada a sua dinâmica mais espontânea e “sem filtros”. A plataforma conta com registros e selfies de pessoas no mundo inteiro, mas num apelo bem mais intimista do que o praticado nas grandes plataformas rivais, como Instagram e TikTok.

A ideia do BeReal é permitir que as pessoas capturem momentos aleatórios do seu dia (sejam eles bacanas ou extremamente banais) e compartilhem entre seus amigos ou com o público usuário da rede em geral. Todos os dias, o aplicativo emite uma notificação simultânea para os todos os seus membros, a partir daí, todos deve fotografar algo com a câmera traseira e, na sequência, com a câmera de selfie.

Continua após a publicidade

No BeReal não há suporte para filtros, ajustes visuais ou ferramentas de edição, tampouco o usuário pode subir fotos antigas. A captura precisa ser feita na hora que ele abre o app, seja no momento da notificação ou com horas de atraso. Porém, enquanto não posta um BeReal do dia, a pessoa não pode conferir ou interagir com o conteúdo publicado por seus seguidores mútuos.

Assim que uma nova notificação do BeReal surge, todas as fotos anteriores saem do feed e podem ser conferidas somente pelo próprio autor na aba “Suas memórias” — ou seja, as publicações também são temporárias. O aplicativo permite fazer prints, mas vale destacar que o autor do post será avisado quando alguém fizer uma captura.

O nome "BeReal" não é em vão: em tradução livre, ele significa "Seja real", o que combina bem com a espontaneidade do aplicativo.

Quantas pessoas usam BeReal?

Continua após a publicidade

No início de 2022, o site Axios apontou que a rede social BeReal somava mais de 480 mil usuários. Perto do fim do ano, porém, o aplicativo já conta com mais de 5 milhões de downloads só na Play Store. No Brasil, a rede social aparenta estar bombando.

BeReal e os Stories do Instagram

Em termos gerais, o BeReal é até bem parecido com o Instagram, mas de fato a proposta da plataforma é bem diferente. Enquanto nos Stories do Instagram a ideia é o compartilhamento de fotos temporárias (de qualquer origem, inclusive dos arquivos do celular), o BeReal busca interações mais instantâneas e espontâneas.

Continua após a publicidade

RealMojis: as reações no BeReal

Você e seus amigos podem interagir com as publicações uns dos outros no BeReal com comentários ou com os RealMoji. Essas reações podem ser compostas por uma foto padrão expressando emoções específicas (correspondente aos emojis 👍,😁,😯,😍,🤣) ou por um clique tirado na hora, do jeito que você quiser.

Todas as reações são visíveis para o autor da postagem, para os seguidores dele e para quem encontrar a foto no “Discover”, uma aba em que estão reunidas todos os posts públicos do BeReal.

Continua após a publicidade

Como baixar o BeReal

Atualmente, o BeReal está disponível para download gratuito na Play Store e na App Store. Não existe nenhum método oficial para conferir o conteúdo da rede social pelo computador.