Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BeReal notifica quando alguém tira print das fotos?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Setembro de 2022 às 16h02

Link copiado!

BeReal
BeReal

Com o crescimento do BeReal, muita gente está na dúvida se a rede social avisa o usuário sobre prints de tela das fotos postadas. Como as imagens são visíveis por apenas 24 horas, alguém pode tentar capturar a imagem para guardá-la no futuro.

Hoje, o BeReal só permite que você veja fotos atuais dos seus amigos, enquanto as suas anteriores ficam guardadas na seção de memórias do app. Os amigos não podem ver as imagens antigas, porque elas ficam visíveis apenas para o proprietário.

Mas será que a plataforma tem algum mecanismo de notificação ou restrição de prints? Será que seus posts estão seguros, mesmo quando privados? É para explicar essas dúvidas sobre a rede social francesa, lançada em 2019, que o Canaltech produziu este artigo.

Continua após a publicidade

O BeReal avisa quando alguém tirou print?

Não, o aplicativo não envia uma notificação nem alerta instantâneo para a pessoa que teve a imagem "printada". Também não existe nenhum pop-up ou bloqueio aplicado a quem tenta guardar indevidamente sua imagem.

Apesar disso, o BeReal tem um algoritmo de denúncia das capturas, um recurso próprio que possibilita saber quando uma tela foi armazenada, qual foi a imagem capturada e quem tirou os prints. Alguns desses detalhes estarão visíveis quando o usuário abrir o aplicativo.

Como saber quem tirou print do meu BeReal

Continua após a publicidade

Quando alguém tira uma captura de tela da sua foto do BeReal, você verá uma caixa quadrada abaixo ou acima da sua foto na tela principal do aplicativo. Esta identificação visual revelará o número de pessoas que fizeram capturas de tela do seu BeReal.

Há duas formas diferentes para descobrir quem capturou a sua fotografia: uma para Android e outra para o iOS. Veja abaixo como descobrir quem tirou print do seu BeReal:

Android

Continua após a publicidade
  1. Abra o aplicativo BeReal;
  2. Verifique o ícone de obturador de câmera, na canto superior direito da tela — só aparecerá quando alguém tiver feito print do seu BeReal;
  3. Ao tocar no local, você verá uma mensagem que fala quantos amigos fizeram uma captura de tela;
  4. O app não mostra quem fez o print, a não ser que você compartilhe o seu BeReal em outras redes sociais, como o Twitter ou o Instagram;
  5. Você deve selecionar uma das opções, mas não precisa necessariamente publicar a foto para saber detalhes sobre o print;
  6. Após ser levado para a rede social escolhida, apenas pressione no botão para voltar e o BeReal vai exibir a lista de pessoas que registraram seu post.

iOS

  1. Abra o aplicativo BeReal;
  2. Verifique o ícone de colchetes com um número, na canto superior direito da tela;
  3. Esse número é a quantidade de pessoas que printaram a sua foto;
  4. Ao tocar no botão, a mensagem dirá quantas pessoas registraram o seu BeReal;
  5. Você terá que selecionar um aplicativo para compartilhar ou escolher Compartilhar via > Salvar em arquivos para exibir os detalhes da captura de tela;
  6. Ao fazer isso, a lista de quem fez uma captura da tela vai surgir.
Continua após a publicidade

Não postar em outro app é uma "falha" no sistema da rede social, que não checa se o usuário realmente publicou a fotografia em outros locais. É possível que os desenvolvedores corrijam isso em uma atualização futura, portanto é bom aproveitar enquanto pode.

Vale lembrar que o mecanismo de verificação de capturas é manual, portanto se alguém fizer um print depois da execução dos passos acima, ele passará despercebido. Se você postar algo às 10h da noite e fizer a checagem no dia seguinte às 8h da noite, quem tirar o print às 8h10 ou 9h50, por exemplo, podem não ser vistas.

A dica então é verificar quando estiver faltando dois ou três minutos antes de completar 24 horas da publicação, pois assim você saberá exatamente todos que andaram bisbilhotando seu perfil. Até o momento, não existe uma maneira de impedir que outras pessoas façam capturas de tela das fotos publicadas no app, mas esse mecanismo "dedo-duro" pode desestimular a prática.