Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram testa publicações feitas a partir do navegador do PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Maio de 2021 às 15h55

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram finalmente indicou que pretende levar a ferramenta de criação de publicações para a sua versão de navegador. O programador e recorrente informante Alessandro Paluzzi conseguiu entrar no menu de "Nova publicação" pelo browser ao investigar o código da plataforma e, de lá, ir até a tela de ajustes finais sem precisar mexer no celular.

A versão de navegador seria capaz de criar uma publicação totalmente do zero a partir de fotos (formato JPEG ou PNG) ou vídeos (MP4 ou QuickTime) armazenados no computador. Uma vez processados pelo browser, o usuário poderia adicionar filtros, escolher a proporção do conteúdo e finalizar a publicação com localização, descrição, marcações e os demais recursos do app mobile convencional.

Continua após a publicidade

A novidade acaba sendo uma boa notícia também para quem acessa o Instagram pelo iPad. O tablet da Apple não tem um app oficial da rede social, portanto usuários recorrem à versão web para acessá-la. Melhorias no Instagram de navegador ajudam a proporcionar uma experiência mais completa e, se o recurso vazado for para o ar, até permitiria a criação de publicações.

Paluzzi comenta que a ferramenta de criação está sendo testada internamente pela companhia e, por isso, não deve ser lançada tão cedo. Resta torcer para que o recurso funcione bem durante as avaliações para que logo chegue ao Instagram.

Dando atenção à versão de navegador

O Instagram para browser nem sempre proporcionou uma boa experiência com a rede social, contudo, a companhia parece ter mudado a perspectiva sobre ele. No ano passado, a versão web da plataforma ganhou suporte para mensagens diretas, totalmente sincronizadas com o aplicativo para o celular, e, no início deste ano, a visualização dos Stories mudou para melhor com uma interface adaptada para as telas maiores.

Continua após a publicidade

Receber a ferramenta de criação seria mais um indicativo de que a versão web foi colocada como uma prioridade para a companhia. Por lá, inclusive, já é possível publicar vídeos no formato IGTV sem precisar do smartphone, o que indica que a ferramenta de criação no formato tradicional está nos planos da rede social.

Fonte: Alessandro Paluzzi